TROCA DE SABERES: UMA PROPOSTA DE MINICURSO SOBRE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Categoria A: Trabalho em andamento

Grupo: Maísa Gonçalves da Silva,Laura Rodrigues de Souza,Mariana Corsino Araujo Silveira,Marina Duarte Carvalho Alvim,Amanda Couto da Costa Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

30 comentários em “TROCA DE SABERES: UMA PROPOSTA DE MINICURSO SOBRE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE”

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizar às pesquisadores Maísa, Laura e Mariana e suas orientadoras pelo excelente trabalho!
    É muito bom ver meninas pesquisadoras tão dedicadas se interessando pelas áreas das engenharias.
    Tem duas coisas que eu gostaria de saber de vocês:
    1. O que mais chamou atenção de vocês durante as pesquisas que fizeram? Um dado interessante, por exemplo.
    2. O que mais atraiu vocês para realizar pesquisa na área de engenharia?

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

    Responder
    • Vamos lá, como tem duas perguntas vou separar em mais de uma postagem.

      Primeiro obrigada por avaliar nosso trabalho, como somos novatas na pesquisa ficamos sempre um pouco nervosas, mas já percebemos que crescemos quando participamos dos eventos. Espero que tenha gostado do nosso diário de bordo, e do nosso vídeo, pois trabalhamos neles por muito tempo.

      Responder
    • Pergunta 1:
      Me chamou muita atenção, na forma que realizamos a pesquisa, é bem diferente das tarefas da escola. O quanto é diferente do jeito que fazíamos pesquisa quando ainda não participávamos do GEPIT (o grupo da nossa escola – ESEBA). Outra coisa que achei interessante, foi a área de engenharia, que antes de começar a nossa pesquisa no GEPIT, não conhecia muito, nem tinha experimentado este novo jeito de ver a ciência. Além disso, aprendi muitas outras coisas que não sabia e em vantagem da pesquisa, hoje em dia tenho mais facilidade para ler, escrever e fazer uma produção de texto. Estamos construindo a história ficção do nosso livreto, inclusive na nossa reunião de segunda desta semana, estamos nos divertindo, diria que é uma das melhores partes, pois podemos ser criativas. Mas o primeiro dia em que brincamos com o material do circuito elétrico, e aprendemos que massinha de modelar conduz eletricidade, como temos que montar para a luz ligar, este foi o melhor dia Cada uma de nós tem seu kit elétrico, dá pra testar em casa e tirar as dúvidas nas reuniões.

      Responder
    • Pergunta 2
      O que mais nos atraiu, em relação a pesquisar na área de engenharia, foi que todas nós, temos gostos parecidos de matérias preferidas como matemática, geografia e ciências. Quando fomos decidir o nosso tema de pesquisa, observamos que, a área que tinha um pouco de cada uma dessas matérias, além de ter relação com tema que chamou a nossa atenção, que é energia, foi a área de engenharia. Outra coisa que nos fez fazer a pesquisa nesta área, foi que nunca tínhamos experimentado estudar sobre este tema. Percebemos que como nós somos meninas fazendo pesquisa na área de engenharia, onde a maior parte de pessoas que estão nesta área são homens, podemos servir de incentivo para outras meninas também se interessarem pela engenharia, o que nos motivou mais.

      Responder
    • Muito obrigada por avaliar nossa pesquisa, pelo seu tempo que ficou lendo nosso trabalho.
      No início do ano não sabíamos sobre o que pesquisar, então em uma reunião, começamos a falar sobre várias coisas que tínhamos curiosidade. Para organizar nossas ideias, a professora perguntou que matérias mais gostamos, para definir o nosso tema. Vimos que teria que ter muita matemática, ciências, língua portuguesa e um pouco de artes. Fizemos uma aula, do curso do GEPIT, sobre áreas do CNP’q, com isso percebemos que gostamos mais de exatas e engenharia. Mas a que mais chamou nossa atenção foi a engenharia. Principalmente porque pensamos em estudar sobre energia. E assim começamos a definir nossa pesquisa, e pesquisar na área de engenharia.

      Responder
    • Esqueci, você perguntou o que foi mais interessante, foi fazer a pesquisa, porque na nossa escola os alunos de anos de ensino diferentes se ajudam, tem alunos do 4º ano até o ensino médio, estamos no 5ºano, então é bem legal fazer parte do grupo.

      Responder
    • Obrigada pelas perguntas, segue as minhas respostas:

      1) Me chamou atenção nas pesquisas coisas que eu não sabia! Por exemplo, eu não sabia oque era hidrelétrica, sustentabilidade, energia renováveis e não renováveis… E agora por causa das pesquisas eu sei tudo isso.

      2) Eu achei muito interessante a área de engenharia, e também achei como uma “coisa nova” algo que eu nunca fiz. Não conhecia muita coisa, e descobrir algo novo sempre é emocionante. Assim é a engenharia pra mim e para o meu grupo.

      Responder
  2. Que show essas meninas de tão tenra idade com tamanha destreza em relação à pesquisa. Que gracinha elas contando do Termo de Livre Esclarecido. Parabéns a toda equipe.

    Responder
    • Obrigada! ; )
      Você comentou sobre o Termo, no GEPIT, na nossa escola (ESEBA), temos uma parte da reunião de pesquisa, em que todos os alunos estão juntos, e a professora explica sobre como elaborar um projeto, ajudando os alunos a entender como fazer a pesquisa. No segundo momento, reunimos somente nosso grupo e conversamos sobre o nosso trabalho. Então o Termo de Livre e Esclarecido foi um dos assuntos da aula, e como teríamos o minicurso percebemos que precisávamos deste documento. Ajuda muito ter esta explicação da professora, principalmente porque é nosso primeiro ano no GEPIT.

      Responder
    • Oi Flávia, obrigada por visitar o nosso trabalho.
      O que esta achando da FEBRAT? Como é nosso primeiro anos, esta sendo uma experiência diferente, mas muito legal.
      Um abraço, pra você também!

      Responder
    • Boa noite, Flávia;
      Que bom que gostou do nosso trabalho, nos dedicamos muito, fazemos reuniões todas as semanas, na segunda, durante toda a tarde, então ficamos felizes por nós parabenizar.

      Responder

Deixe um comentário