Veja as categorias:


Desmatamento
Categoria A - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: FLavia HElena POntes CArneiro,David Guerra Cardoso Rajão,Manuela Oliveira Lira,Miguel Ferreira Neves,Sophia Victória da Cruz Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

48 comentários em “Desmatamento”

  1. Parabéns a todos do grupo…

    As animações ficaram sensacionais. Todas sem exceção… Dá até vontade de saber mais detalhes do seu processo de criação. Seus autores estão de parabéns…
    Abraços

    • Oi Adriana! Tudo bem? O processo é cheio de histórias. Para começar, ano passado os alunos aprenderam a fazer animações com a professora Liana. Este ano, retomei a proposta depois de indicarmos uma oficina de animação com massinha. Com o trabalho sobre agrofloresta e reflorestamento, pedi para eles fazerem uma animação, usando os conhecimentos trabalhados na disciplina Ciências Humanas e da Natureza.

      Proposta da Agrofloresta postada no Moodle
      ” Agora faça um projeto para a sua agrofloresta. Antes de fazer o seu projeto, veja algumas orientações abaixo. Se quiser, reveja o vídeo “Tico: agrofloresta para crianças”. Ah! Você também pode colocar no seu projeto de agrofloresta deliciosos abacaxis. Clique no projeto Jardim CP para aprender a plantar um abacaxi!
      Ponha no papel todas as plantas que quiser plantar, como fez a Dona Maria no vídeo “Tico: agrofloresta para crianças”.
      Coloque árvores grandes para dar sombra, árvores médias e escolha pequenas hortaliças e alimentos que você como no dia a dia.
      Não se esqueça de colocar plantinhas para as abelhas!
      Lembre-se das minhocas!!! Elas vão ajudar a terra ficar bem fértil.
      Proteja o solo com palhas e folhas secas. Assim a terra não vai ressecar e vai ficar úmida, mantendo os nutrientes.
      Faça, no espaço abaixo, o seu projeto de agrofloresta. ”

      Proposta da animação do reflorestamento
      “Vamos fazer uma animação de um reflorestamento? Vamos mostrar como queremos a nossa floresta: preservada, com muitas, muitas árvores crescendo com saúde e cheias de animais vivendo em equilíbrio ecológico. Você pode usar o material que quiser: desenhos de papel; brinquedos; massinha… Use a sua imaginação! ”

      Daí em diante, foi um trabalho criativo das crianças com suas famílias. Eles brilharam!!

      • Boa tarde professora Flávia, nós família do David Guerra ficamos muitos felizes pelo convite para participar da Febrat. Nós acreditamos em uma escola /ensino construído a partir do saber prático, coletivo, científico e inclusivo, só assim poderemos
        construir uma realidade mais sensível a equidade e ao mesmo tempo as necessidades especiais.Valorizar as potêncialidades e estimular o desenvolvimento de habilidades é um dos pilares para uma educação de qualidade e inclusiva para todos.

        Abraços afetuosos,

        Família do David Guerra

        • Boa tarde Jussara! Nós também ficamos muito felizes com o aceite das crianças e de vocês famílias, para participar da Febrat. Nossa jornada, rumo a escola que queremos é sempre compartilhada. Agradeço a vocês pelo apoio nesta nossa aprendizagem conjunta.
          Um abraço carinhoso,
          Flávia

      • Brilharam mesmo Flávia. Ficaram lindas as animações. E, eu daqui, atuando com os alunos mais adolescentes, vou me perguntando em qual momento os estudantes vão deixando de arriscar e criar e ficam tão formatados? Como podemos incentivá-los a criarem e brilharem como seus alunos fizeram?
        Não consigo achar outro palavra além de “brilhar” para traduzir essas animações.
        Apenas uma reflexão para pensarmos enquanto escola.
        Mais uma vez parabéns. Quero muito conhecer esses estudantes quando do nosso retorno presencial…

    • Boa tarde Adriana, sou o Miguel Neves 3B e gostei fazer o projeto e achei muito legal como ficou a minha criação. Primeiro fiz o desenho para ajudar a fazer os detalhes no uso da massinha. Fiz as nuvens com algodão, usei um brinco velho da minha mãe para fazer a minhoca, usei palha e terra. Assim fui olhando o desenho e usando a massinha colorida para fazer as flores, laranjeira,as árvores, mangueira,cebolinha verde,pé de tomate,alface,o passarinho e abelhinha. Assim que terminei tirei foto do meu trabalho e passei para o meu pai pois eu não tenho celular para fazer a animação. Ele tem um programinha no celular que faz tudo movimentar e ficar uma animação muito legal e parecer ter vida. Gostei muito de fazer meu projeto de agrofloresta.Abraços

    • Boa tarde, sou Arthur do 3ºB, a animação número 3 da apresentação foi feita por mim, com ajuda da minha mãe. Nós usamos um aplicativo chamado GIFShop. Primeiro nós tiramos as fotos, foram cerca de 160 fotos, cada foto representa a movimentação dos personagens, e a câmera tem que ficar sempre na mesma posição. Depois colocamos as fotos no aplicativo e geramos o mini vídeo. É trabalhoso mas muito divertido no final. Eu usei o Lego para representar o Reflorestamento, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento das árvores novas e das que foram cortadas, também do retorno dos animais na área reflorestada. Tem outra animação que fiz para o Palco Aberto, cenários 2021. Para esse outro trabalho utilizamos também o aplicativo Stop Motion Studio para inserir o áudio.
      Abraços a todos, Arthur Meira Caldas.

      • Oi Arthur
        Eu adoro Lego e a sua animação me emocionou muito. Eu tenho um chaveiro que era do meu pai, que é uma peça de lego. Nunca me separo dele. Nossa!!!! Sua animação ficou linda. Vou dizer a mesma coisa que escrevi para o seu colega, o Miguel: Que você continuem defendendo os ecossistemas e as florestas por toda sua vida!
        Vou procurar a sua animação do Palco Aberto.

    • Oi Adriana! Primeiro fiz um desenho do que queria na minha agrofloresta. Depois eu e minha mãe procuramos em revistas e livros fotos e desenhos que combinavam com minha animação. Aí tiramos as fotos no aplicativo Stop Motion. Fui muito interessante fazer esse projeto. Um abraço, Manuela do 3A

  2. Que linda apresentação do projeto! Parabéns a todos os envolvidos no trabalho e pela investigação de um tema tão atual e importante. Cuidando do nosso planeta estamos cuidando de nós mesmos.
    Ficou incrível o diário de bordo! A conexão que fizeram foi uma verdadeira “transversalidade da Ciência, tecnologia e inovações para o planeta.”
    Gostaria de saber qual sentimento esse trabalho despertou em vocês? E se houve alguma dificuldade em realizá-lo? Se sim, como foi solucionado.
    O que vocês estão achando de participar da 9ª FEBRAT? Obrigada. =)
    Ahhh, “se criança governasse o mundo” tudo seria mais colorido, alegre e divertido!!
    Um beijo grande a todos os envolvidos no projeto,
    Alessandra

    • Oi boa tarde.Sou o Miguel Neves 3B. Esse trabalho despertou em mim mais interesse de aprender e saber cuidar ainda mais do nosso planeta, da flora e da fauna. Não tive muita dificuldades através dos estudos,pesquisas e as aulas e atividades da professora Flávia e de suas explicações eu aprendi muito. Estou gostando de participar pela segunda vez da Febrat. É muito legal participar e contribuir de assuntos tão importantes.Abraços

    • Olá Alessandra, sou David Guerra aluno do 3ºB participante desse trabalho, amei fazer parte dessa equipe e também adorei aprender sobre desmatamento e participar dessa feira. Boa Febrat a todos.

    • Oi Alessandra, eu me senti feliz em informar as pessoas sobre a importância de lutar contra o desmatamento. Tive um pouco de dificuldade para fazer video, porque eu precisei gravá-lo várias vezes, mas deu certo no final. Eu estou achando muito divertido a Febrat,.

      Abraços,

      David Guerra

    • Boa tarde , Alessandra sou Sophia Victória do 3 Ano A , Eu gostei muito de Estudar o desmatamento aprendi que pode causar muito estrago para o meio ambiente, destruindo as nossas florestas e os animais . Com isso aprendi depende de todos nós a salvação do nosso planeta , temos que amar a natureza , e respeitar tudo que ela tem de bom para oferecer a minha professora Flávia, somete agradecer tudo que aprendi .

  3. Olá pessoal! Obrigada pelos retornos de vocês! O trabalho foi feito com a dedicação de todos os envolvidos: pais, alunos, monitores, nosso entrevistado, professor Raoni Rajão que conversou conosco sobre o desmatamento. A construção do Diário de Bordo seguiu os princípios da comunicação rápida em poucas palavras (escrito), a ideia de visualizar rapidamente o percurso do trabalho e do estudo e o principal, sobre as ideias das crianças e com a contribuição da arte de nossa monitora Karine! Um diálogo constante para todos atingirmos nossos objetivos de aprendizagem!
    Um abraço, Professora Flávia

  4. Oi boa tarde.Sou o Miguel Neves 3B. Esse trabalho despertou em mim mais interesse de aprender e saber cuidar ainda mais do nosso planeta, da flora e da fauna. Não tive muita dificuldades através dos estudos,pesquisas e as aulas e atividades da professora Flávia e de suas explicações eu aprendi muito. Estou gostando de participar pela segunda vez da Febrat. É muito legal participar e contribuir de assuntos tão importantes.Abraços

  5. Boa noite
    Meu nome é Maria Eduarda, sou aluna do 3ºB, e estudar sobre o desmatamento foi muito importante para mim, pois pude conhecer muitas formas para cuidar do nosso planeta, assisti muitos vídeos interessantes, e adorei a entrevista com o Prof. Raoni Rajão.
    Adorei o vídeo dos meus colegas.
    Beijos e muito obrigada.

  6. Olá, pessoal!
    Adorei conhecer o trabalho de vocês e rever os rostinhos de cada um!
    Falar sobre desmatamento é muito importante. O trabalho está muito completo. Vocês têm potencial para ensinar muita gente!
    Ah, as animações ficaram incríveis! Parabéns pelos vídeos, pela arte, tudo lindo.

    Um abraço, com carinho!

  7. Eu fiquei maravilhado pelo trabalho, seja em função da união e a integração entre pais, alunos e com a segura e eficaz Coordenação da Professora Flávia Helena, que foram capazes de retratar com muita criatividade e arte através das crianças, tantos cenários tenebrosos que retratam a cruel realidade ambiental em nosso País, em todos os sentidos; seja no ar com o danoso Dióxido de Carbono que causa o efeito estufa e a elevação da temperatura na terra; nos mares, inundados de plásticos que hoje envenenam os peixes; nas florestas com os desmatamentos permanentes; a poluição dos rios; o excesso de lixos nos lixões; os óleos residuais nos subsolos. Quem me dera se trabalhos semelhantes e tão criativos em suas representações pudesse ser desenvolvidos pelas Escolas do nosso País. Agora que os Itinerários Formativos e seus Eixos Estruturantes focados em Ciências e Meio Ambiente, farão parte dos currículos das nossas Escolas, esperamos que não seja mais apenas uma utopia, sonhada por educadores e ambientalistas! Lindos vídeos e criativo diário de bordo……surgido de quem menos se espera….dos futuros donos desse planeta, cuja mensagem clara é de; que não vão desistir sem sonhar e não vão se entregar sem lutar…..basta uma geração inteira como a nossa atualmente, sem o mínimo de conhecimentos ambientais; ignorando as consequências futuras dos seus atos danosos sobre meio ambiente global.

    • Acho que nossos filhos foram “afetados positivamente” pela necessidade de mudar a postura que, atualmente, se tem com relação ao meio ambiente em nosso país. Isso é muito bom, fico orgulhosa em fazer parte dessa comunidade escolar que é o CP-UFMG. Parabéns a professora Flávia e aos meninos.

      Uma abraço,

      Jussara

      • Obrigada, Jussara! É uma alegria ter o David e vocês conosco! Obrigada pelo apoio e parceria. Parabéns também pelo acompanhamento de perto ao longo do ERE. O apoio da família é fundamental sempre!!
        Um abraço,
        Flávia

  8. Olá Antônio! Obrigada por seu comentário. Ficamos felizes em realizar e aprender com este projeto e poder ampliar nossa visão, inclusive a minha, já que foi preciso pesquisar bastante para elaborar os roteiros. Para professores e alunos é fundamental construirmos uma atitude de curiosidade epistemológica, como nos ensinou Paulo Freire. Acho que conseguimos manter vivas as perguntas das crianças e buscar pelas respostas, com o auxílio da ciência, sempre!
    Um abraço,
    Flávia

  9. O desmatamento tem parar, as florestas são muito importantes. Gostei muito de aprender sobre os rios voadores, saber que existem leis que protegem as florestas e os animais, todos nós podemos fazer algo pela natureza juntos somos mais fortes.

  10. Demorei pra deixar meu comentário, mas fico tão feliz de ver essas crianças com tanta desenvoltura. Feliz demais por trazerem um tema TÃO importante! Saudades demais de vocês <3

Deixe um comentário