Veja as categorias:


PONTES: EU, A CASA E O MUNDO
Categoria A - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: Bruno Silva Nigri,Isla Campos Soares,Marcilaine Soares Inácio Gomes,Gabriel Freitas Santos,Miguel Oliveira Gutierrez,Tatiane dauanny Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

22 comentários em “PONTES: EU, A CASA E O MUNDO”

  1. Parabéns pelo projeto.
    Adorei desde o título até cada detalhe que foi apresentado. Fui fazendo pontes na minha cabeça com outras referências e mundos e pensando que, felizmente não somos uma ilha… nem mesmo durante esse período de pandemia, que vivemos mais isoladamente.

    Esse projeto me fez lembrar do texto abaixo. Cada ligação que os alunos estabeleceram, parece-me com as pedras que contribuem para a construção desse arco que o Marco Polo defende e que sustenta nossas pontes interiores e sociais…

    “Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. — Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? — pergunta Kublai Khan. — A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra — responde Marco —, mas pela curva do arco que estas formam. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: — Por que falar em pedras? Só o arco me interessa. Polo responde: — Sem pedras, o arco não existe.“ — Italo Calvino Cidades Invisíveis

    Fonte: https://citacoes.in/citacoes/981129-italo-calvino-marco-polo-descreve-uma-ponte-pedra-por-pedra/

    Grande abraço a todos os estudantes e a equipe responsável.

    • Oi Adriana, tudo bem?
      Muito bom ler suas palavras sempre tão sensíveis, carinhosas e inspiradoras!
      Foram muitas pontes construídas e ficamos muito felizes por isso. No trabalho trouxemos parte delas, mas podemos conversar com mais calma depois!
      Obrigada, querida!

  2. Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Vocês estão fazendo pontes do bem na vida de muitas pessoas e no mundo. Pontes que conectam a Tecnologia e a Ciência com muitas pessoas, através desse lindo projeto de investigação.
    Gostaria de saber qual sentimento esse trabalho despertou em vocês? E se houve alguma dificuldade em realizá-lo? Se sim, como foi solucionado.
    O que vocês estão achando de participar da 9ª FEBRAT? Obrigada. =)
    “Todo mundo pode ser um super-herói!” Ser ponte e fazer a diferença na vida das pessoas.
    Um beijo grande a todos os envolvidos no projeto,
    Alessandra

    • Olá, Alessandra. Eu sou o Miguel, aluno do 1º ano. Eu vi que você usou a minha frase do vídeo da Febrat. Fico feliz que tenha se lembrado dela e de todos nós. Eu não tive nenhuma dificuldade. Esse projeto me despertou muita alegria e emoção. Tchau!

    • Oi Alessandra, bom dia, sou Eulália Campos Soares, fiquei muito alegre que você gostou do nosso trabalho.
      Foi em uma aula do professor Bruno que eu comecei a entender sobre os sentimentos, sobre os afetos, e descobri a felicidade que sinto ao ouvir os afetos das pessoas e também poder expressar os meus afetos. Eu e minha mãe, sempre, trocamos nossos afetos.
      Achei difícil fazer a capa da revistinha, porque eu não sabia exatamente o que desenhar. Foi solucionado porque mesmo sem saber o que fazer no começo, eu gostei do meu trabalho, e para mim gostar do meu trabalho é uma solução.
      Estou adorando participar da 9 FEBRAT, pois eu sempre quis ser médica cientista. Adoro Ciências!

    • Ei Alessandra, sou a Maria Fernanda, do 1º ano. Estou adorando participar da Febrat, fiquei muito feliz em realizar esse projeto com as professoras e meus coleguinhas. Abraços

  3. Olá Alessandra, meu nome é Sílvia Amélia e sou uma das professoras que integra o projeto. Sou da área de Arte. A realização do projeto “Pontes: Eu, a Casa e o Mundo”, trouxe para nós, professores envolvidos, muitos desafios. O trabalho docente foi bem coletivo, envolveu 6 professoras e 1 professor no planejamento de todas as atividades, além da participação dos monitores das duas turmas de 1º ano. O grande desafio foi por si, o propósito do Projeto Pontes: realizar, em um ambiente virtual, o acolhimento e a introdução de crianças de 5 e 6 anos, oriundas da Educação Infantil, na escola de Ensino Fundamental. O curto tempo para planejar e aplicar as propostas também foi desafiador, pois mobilizou a revisão semanal no nosso planejamento, a partir das novas pontes sugeridas pelas crianças nos encontros síncronos. O trabalho despertou em nós muitas alegrias, momentos de muitas emoções, por termos conseguido envolver as crianças e fazê-las compreender os propósitos do projeto.

  4. Boa tarde, Alessandra!
    Como Sílvia escreveu foram muitos desafios, emoções e aprendizados para docentes e crianças. Até o momento os resultados têm sido muito empolgantes e o projeto ainda está em desenvolvimento. Um dos mais interessantes resultados é a formação de laços afetivos entre as crianças das turmas do primeiro ano. Vimos isso no retorno presencial quando elas se comportaram como se já se conhecessem pessoalmente há muito tempo. Ficamos muito felizes!

  5. Vamos seguir construíndo pontes em tempos de distanciamento social! sensacional!
    Parabéns para as crianças pesquisadoras e as educadoras pesquisadores por conduzirem esse trabalho sensível, importante e criativo.

Deixe um comentário