Veja as categorias:


AEROMODELISMO E SUSTENTABILIDADE: PLACAS A BASE DE POLIESTIRENO E FIBRAS NATURAIS PARA A CONFECÇÃO DE AEROMODELOS
Categoria B - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: Clara Cristina de Oliveira,Mariane de Brito Torres,Maísa Gonçalves da Silva,Arthur Cunha Pena,Camilla Stefany Ferreira Rodrigues,Vinícius de Ávila Javer Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

16 comentários em “AEROMODELISMO E SUSTENTABILIDADE: PLACAS A BASE DE POLIESTIRENO E FIBRAS NATURAIS PARA A CONFECÇÃO DE AEROMODELOS”

    • Bom dia! Obrigada pelo questionamento. Somos alunas que sempre gostaram da área de exatas. Nós nunca tivemos contato com o aeromodelismo antes do início da pesquisa, por conta da sua baixa divulgação e também o custo da prática é bem alto, um aeromodelo custa em média 1 500,00 reais com o rádio controlador. Quando iniciamos o projeto tivemos nosso primeiro contato com o tema e nos interessamos muito por estar relacionado com a área de exatas e procuramos abrir portas para outras meninas se sentirem capazes de trabalhar na área de Engenharia, além de ter aguçado a nossa curiosidade pela área de aeronáutica, pois o voo é algo que nos encanta a muito tempo.

  1. Olá pessoal! Gostei muito da pesquisa de vocês! Parabéns! Gostaria de saber se vocês já têm em mente quais serão os próximos passos da pesquisa? Como se aproximar da construção da resposta que vocês pretendem responder?

    • Obrigada pela pergunta. Como a nossa pesquisa ainda está em desenvolvimento, ainda temos algumas etapas previstas no cronograma que temos que realizar, para que possamos confirmar ou refutar a nossa hipótese. Dentre as etapas destacam-se a análise do tipo de fibra a qual será utilizada, assim como se ela será tratada quimicamente alterando seu tempo de decomposição ou fisicamente por meio de corte, queima ou trituração. Quanto a fabricação das placas temos também a análise de qual parte do aeromodelo seria confeccionado com esta placa, considerando a sua resistência a impacto sem agregar tão significativamente a massa, considerando que quanto mais massivos são os aeromodelos maior potência de motor é necessário, o que impacta no custo. Devido a pandemia reorganizamos as etapas de pesquisa em 2 anos, o que antes estava previsto para 1 ano, portanto apesar das dificuldades estamos cumprindo as etapas nos meses delimitados.

      • Para a aproximação da construção da resposta pretendemos analisar as amostras com as fibras naturais e avaliar a possibilidade da inserção das mesmas com a mistura de solventes e isopores.

  2. Parabéns meninas! Gostei bastante do trabalho de vocês. Certamente é muito importante ter representatividade feminina nessa área. Ao ver o trabalho de vocês fiquei com uma curiosidade, qual o motivo da utilização do isopor, não poderia ser outro material?

    • Boa tarde! Obrigada pelo questionamento. A utilização do isopor em nosso trabalho é onde pontuamos o desenvolvimento sustentável que está sendo aplicado pela sua utilização, pensando que o consumo de isopor vem aumentando durante os anos, e seu uso está se intensificando principalmente na pandemia, já que os pedidos por aplicativos de entrega e o uso de embalagens têm aumentado. Pensar em uma destinação para esse isopor é importante, assim como conscientizar as pessoas em relação a reutilização. Outro ponto que pensamos foi no aproveitamento do material, já que durante a prática, os aeromodelos sofrem quedas e quando suas estruturas quebram, geralmente ocorre o descarte incorreto do material consumido. Em alguns locais, como a nossa região, não existe fábrica de reciclagem de isopor, então eles são coletados pelos eco pontos e ficam sob a responsabilidade da prefeitura.

    • Muito obrigada pela pergunta. Que bom que você gostou da pesquisa!

      O nosso trabalho está relacionado com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, que é “a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, porque para cada tópico do nosso tema a sustentabilidade está inserida, ou seja, ela é o ponto de conexão entre os tópicos e assim é o nosso eixo transversal.

      Além da relação da nossa pesquisa com a SNCT 2021, o nosso projeto também está inserido em um dos temas destacados como relevantes pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que é: “Aeronáutica e desenvolvimento militar”.

  3. Olá meninas! Bom, primeiramente queria dizer que eu gostei muito do trabalho de vocês. Parabéns! Analisando o trabalho, surgiu uma dúvida, vocês pretendem atingir algum público específico com essas placas?

    • Olá, muito obrigada. Que bom que gostou do trabalho!

      Sim, pretendemos atingir um público específico com as placas. Nós buscamos reduzir o custo do aeromodelo considerando a possibilidade de utilização desses materiais, incluindo para fins didáticos, para um estudo prático como um componente teórico que é extremamente difícil. Então um dos nossos intuitos é com o desenvolvimento deste material, ter a possibilidade de fazer um material que possa ser utilizado pelos próprios alunos da nossa escola e outras escolas da região, possibilitando a participação de minicursos. Como já respondido em outra dúvida, um aeromodelo atualmente custa em média R$1500, o que torna altamente inviável como um material a ser utilizado nas aulas, considerando a quantidade de perda em relação à quedas.

Deixe um comentário