Veja as categorias:


ALTERAÇÕES NUCLEARES EM CÉLULAS DE PLANTAS E A RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO AR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Categoria B - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: Vanessa Fonseca Gonçalves,Lavínnia Lagares Mota,Larissa Carvalho de Morais,Júlia Rodrigues Barrientos,Maísa Gonçalves da Silva Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

6 comentários em “ALTERAÇÕES NUCLEARES EM CÉLULAS DE PLANTAS E A RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO AR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA”

  1. Boa tarde a todas!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo desenvolvimento, submissão e apresentação do trabalho na FEBRAT mesmo em meio à pandemia, que acredito que tenha atrapalhado o andamento do projeto. A proposta do trabalho é muito interessante e relevante!

    Gostei muito do layout da apresentação, que é bonito, moderno e remete ao tema do trabalho, mostrando o cuidado das autoras ao montar o material. Além disso, não achei os slides muito carregados de informação, o que é um ponto muito positivo! Todas as narrações foram claras e objetivas, seguiram um bom ritmo e seguraram minha atenção até o final. Parabéns! 🙂

    Tenho pequenas sugestões com relação à apresentação, com o intuito de ajudar a melhorá-la para eventos futuros. Por gentileza, avaliem e adaptem as sugestões da forma que acharem mais adequada à proposta e ao trabalho:

    * Sugiro colocar o slide de agradecimentos ao final da apresentação, e não no início como foi feito, uma vez que o expectador fica esperando que o assunto do trabalho seja iniciado o quanto antes.

    * Notei que em alguns trechos o tamanho da fonte utilizada foi muito pequeno. Em apresentações online isso pode não ser um grande problema, já que o expectador tem a opção de visualizar em tela cheia. Porém, em apresentações presenciais, em que os slides precisem ser projetados para o público, pode haver dificuldade na leitura de fontes pequenas.

    * Pelo motivo anterior e para evitar o excesso de informação em um mesmo slide, sugiro colocar o objetivo geral em um slide, e os específicos em outro, aumentando a fonte utilizada.

    * Por fim, sugiro não colocar vídeos informais ao final da apresentação de trabalhos submetidos a feiras, simpósios e outros eventos.

    Achei muito legal vocês terem identificado essa oportunidade de avaliar a qualidade do ar através das células de plantas, o que evita o manuseio das aves que é mais problemático e difícil, além de poupar esses bichinhos de um possível estresse na coleta das células. Inclusive, vocês poderiam esclarecer como era realizada essa avaliação nas células das aves? O tipo celular usado, o local de onde era coletado e como faziam essas coletas?

    Finalmente, com relação ao diário de bordo, achei o material extremamente organizado e detalhado, mostrando constância na participação das alunas nas reuniões, bem como comprometimento com as tarefas e com o andamento do projeto. Parabéns maiis uma vez!

    Espero que consigam seguir com o desenvolvimento do trabalho, que obtenham os resultados previstos e que sejam muito promissores!

    Abraços,
    Thaís

    • Boa tarde Thais!
      Primeiramente, gostaríamos de agradecer as suas contribuições. Com certeza serão acatadas para os próximos eventos.

      Em segundo lugar, apresentamos alguns pontos em relação ao manuseio de aves:
      1. Não iremos realizar coleta de células de aves. Para esse estudo vamos utilizar materiais disponíveis na coleção de um laboratório da Universidade Federal de Uberlândia;
      2. A coleção consta de lâminas com células sanguíneas de aves coletadas em diferentes ambientes no Triângulo Mineiro (com qualidade do ar diferente);
      3. Para a nossa análise iremos analisar os eritrócitos das aves;
      4. Ressaltamos que como o material faz parte de uma coleção, todos os princípios de coleta e armazenamento seguiram o Comitê de Ética e Pesquisa;
      5. Em conversa com a equipe responsável pela coleção nos foi informado que:
      a. As aves foram capturadas com redes de neblina entre 2013 e 2019. Após a captura, as aves foram marcadas com anilhas de metal (CEMAVE / Padrão ICMBio). Em seguida, foram realizadas coletas de sangue com agulhas descartáveis (0,8×0,3 mm) inseridas na veia metatársica dos indivíduos capturados (SISBIO/ICMBio – Autorização: 44901). O sangue foi gotejado diretamente em lâminas para a confecção dos esfregaços sanguíneos e as aves foram liberadas novamente no ambiente sem danos colaterais;
      b. Não houve danos aos animais.

      Por fim, agradecemos os elogios em relação ao diário de bordo! Destacamos que foi uma oportunidade de aprendizado contínuo e enriquecedor!
      Abraços,
      Larissa, Lavínnia e Júlia!

Deixe um comentário