Veja as categorias:


APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS DO TIPO MULTI LAYER PERCEPTRONS (MLP) NA PROPOSIÇÃO DE UM NOVO MODELO PARA ESTUDO DE RESISTÊNCIA DE TALUDES
Categoria D - Trabalho concluído: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Júlia Aparecida Soares Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

10 comentários em “APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS DO TIPO MULTI LAYER PERCEPTRONS (MLP) NA PROPOSIÇÃO DE UM NOVO MODELO PARA ESTUDO DE RESISTÊNCIA DE TALUDES”

  1. Olá Júlia, tudo bem? Adorei o seu trabalho! Não entendo quase nada do tema, mas sua explicação foi muito boa. Fiquei muito interessada e cheia de dúvidas também…
    No trabalho você citou os crimes ambientais da Samarco e da Vale. Eu fiquei com uma curiosidade: as rupturas de Mariana e Brumadinho foram do tipo semicírculo? Ou seja foram do tipo de ruptura prevista no modelo que você usa?
    Outra coisa, você acha que seu trabalho poderia ser de alguma valia para evitar tragédias deste tipo?

    • O método usado no trabalho é um dos mais utilizados para a análise da estabilidade de taludes e, devido a esse fato, foi selecionado para ser aplicado no estudo. A menção aos desastres em Mariana e Brumadinho evidenciam como a instabilidade de tais estruturas são prejudiciais, tanto no sentido dos danos ambientais quanto na perda de vidas humanas. Tendo em vista esse contexto, o trabalho visava justamente, por meio da aplicação das redes neurais artificiais, simplificar a verificação do fator de seguridade dos taludes. Desse modo, com os resultados obtidos ao fim do processamento na rede neural e análise dos dados constatou-se que é possível a aplicação dessa ferramenta para simplificar métodos na área de estabilidade de taludes. Nesse sentido, a aplicação das redes neurais possibilita a verificação das condições dessas estruturas de forma mais prática e rápida que, nesse casos, pode ser decisiva para tomar decisões de como prosseguir e poder, assim, evitar que cenários catastróficos ocorram. Espero ter respondido aos questionamentos, estou à disposição!

  2. Ao ver o trabalho também fiquei curiosa sobre a sua história. Qual curso você faz? Quanto tempo você passou para realizar esse trabalho? Quantos artigos você usou para montar a base de dados de solos e parâmetros dos taludes? E o que você achou mais difícil nessa pesquisa?

    • Estou no terceiro ano do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas. O projeto desenvolvido teve duração de 12 meses e foram levantados vários artigos para que, assim, pudesse chegar à obtenção dos dados selecionados quanto às dimensões dos taludes e aos parâmetros dos solos. Em relação às dificuldades no desenvolvimento da pesquisa, destaco que para mim a área de redes neurais era pouco familiar então tive que aprender bastante desse segmento durante o trabalho. Nesse sentido, ajuda do meu orientador foi fundamental e assim conseguimos chegar aos resultados positivos no fim!

      • Olha, achei seu trabalho tão completo na parte das redes que pensei que você fosse de algum curso técnico em informática ou algo do tipo! Muito interessante que você seja da Mineração e que esteja preocupada em trazer mais segurança e praticidade nessa questão dos taludes. Acho que sua ampliação curricular para essa área das redes neurais será um diferencial na sua formação! Parabéns mais uma vez! Adorei ter tido a oportunidade de ler e assistir seu trabalho!

  3. Sobre o sistema criado, você está de parabéns! Fiquei maravilhada ao ver como funcionaram bem as redes neurais para este propósito! Existem outros projetos com treinamento de redes neurais para averiguar a segurança de taludes?
    Vi que você cita que um próximo passo seria criar um software. Você usaria outros modelos, além do Fellenius, para treinar sua rede? Você acha que isso poderia trazer maior confiabilidade ao sistema?
    Fico aguardando ansiosamente as respostas para poder aprender mais com você!!
    Abraços

    • A aplicação de redes neurais vem crescendo bastante em diversas áreas. Em relação à estabilidade de taludes, em específico, foi uma ideia que ainda não tem sido tão trabalhada. Como sugestões, propõe-se exatamente o teste das redes neurais a outros métodos para verificar se, assim como no trabalho apresentado, essa aplicação é possível. A tecnologia, como já utilizada em tantas outras áreas, pode ser muito benéfica e trazer muitos resultados positivos e este é um caso deles. Nesse momento, os resultados obtidos foram muito satisfatórios sendo possível realizar estudos complementares para utilizar essa ferramenta das redes neurais com sucesso na estabilidade de taludes!

  4. Parabéns, Júlia pelo trabalho de investigação!
    Achei bem interessante a temática do trabalho e pela possibilidade de aumentar a segurança das estruturas e evitar novos desastres.
    Gostaria de saber qual sentimento esse trabalho despertou em você? E se houve alguma dificuldade em realizá-lo? Se sim, como foi solucionado.
    O que você e seu orientador estão achando de participar da 9ª FEBRAT? Obrigada. =)
    Um abraço,
    Alessandra

    • Agradeço às considerações feitas! Eu e meu orientador estamos gostando bastante de participar dessa edição da FEBRAT. Que oportunidade ótima para o compartilhamento de conhecimentos e proporcionar tantos aprendizados!

Deixe um comentário