Veja as categorias:


Análise do gerenciamento dos resíduos sólidos da saúde pública de Itabela, Bahia.
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Nicolas Patrick Oliveira Arthuso Gomes,Kézia Ellen Souza Bomfim,DANIEL VON RONDON MARTINS,Sibele De Jesus Santos Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

38 comentários em “Análise do gerenciamento dos resíduos sólidos da saúde pública de Itabela, Bahia”

  1. Parabéns pelo trabalho!

    Gostaria de parabenizar a todos pela apresentação impecável do trabalho, e também no detalhamento da parte escrita. Parabéns também aos professores orientadores. Esse tema é de extrema relevância e importância! Fiquei muito encantada. Na maioria das vezes não se dá a devida importância de como esses resíduos causam impactos diretos a nossa saúde.

    Pelos resultados fiquei impactada ao perceber que um dos grandes problemas é realmente a falta de cumprimento da legislação vigente pelo gerador de resíduo (o hospital). No checklist que mostraram fica em evidência, o que me deixa curiosa se esse não cumprimento é por falta de um gestor da qualidade, falta de treinamento da equipe ou mesmo falta de fiscalizações e auditorias.

    Realmente uma pena a empresa terceirizada não ter dado retorno ao grupo, enriqueceria muito o trabalho.

    Minha pergunta é: qual a maior dificuldade que tiveram no decorrer do trabalho?

    • Olá, tudo bem?
      Então, com base nas análises sociais feitas no processo de investigação, é possível apontar que os pilares que sustentam esse problema até hoje no município, são: ausência de verbas necessárias, ausência de informação técnica por meio dos funcionários e colaboradores, ausência de fiscalização efetiva. A legislação é uma grande aliada para está área de estudo, mas infelizmente poucos conhecem a existência e aplicação dos CONAMAS, NR, PORTARIAS e outros.
      Em relação aos obstáculos encontrados ao decorrer da construção, acreditamos que a maior dificuldade foi a colaboração dos envolvidos com a pesquisa, visto que, muitos se preocuparam em serem atingidos ou cobrados com base nos resultados, se recusando inicialmente na participação, gerando assim, um atraso na evolução do projeto, pois se fez necessário conversas, demonstrações, e argumentação, para que fosse possível a continuação das atividades.
      Espero ter conseguido responder sua pergunta!
      Muito obrigado pela suas observações, ficamos extremamente agradecidos pela sua participação.

  2. Parabéns kezia Ellen bom fim e toda equipe pelo excelente trabalho, é de muito responsabilidade assim como tbm de muita importância para saúde pública de toda população bahiana,vcs estão no caminho certo.

    • Muito obrigada
      Nosso intuito é buscar falhas e maneiras de auxiliá-los a gerir de maneira adequada os resíduos gerados.
      Esperamos que ao fim do projeto ocorre mudança nesse setor.

Deixe um comentário