Veja as categorias:


ESGOTO A CÉU ABERTO NO BAIRRO ARIVALDO REIS, EUNÁPOLIS – BA
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Andreza Dos Santos Costa dr,Micaelli Santos Silva,Vanessa Araújo Nunes,VICTOR RAMOS BALTAZAR,Vitoria De Souza De Oliveira,DANIEL VON RONDON MARTINS Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

32 comentários em “ESGOTO A CÉU ABERTO NO BAIRRO ARIVALDO REIS, EUNÁPOLIS – BA”

  1. Trabalho excelente, muito bom, como moradora do bairro fico grata por terem realizado esse trabalho com a temática do esgoto a céu aberto, pois através disso teremos algumas soluções do órgão responsável.

  2. Bom dia! Parabéns ao grupo pela escolha de um pertinente tema e bela apresentação que começa, fazendo uma ótima contextualização do tema, nos apresenta claramente o objetivo do trabalho, sua medodologia e os resultados esperados!!
    Ao ler a diário de bordo percebi que foram feitos dois questionários a serem aplicados á população e gostaria de saber qual foi o motivo que os impeliu à produção do segundo.
    Também fiquei muito interessada em saber mais sobre vários pontos mencionados no trabalho. a seguir apresento 3 questões nesse sentido:
    1-Quais são resultados da análise do primeiro questionário?. Se tiverem alguns dados seria importante compartilhá-los aqui.
    2-Conseguiram informações sobre o motivo do “buraco” ter secado?
    3- Conseguiram indícios da relação esperada entre o “buraco” e as doenças locais?
    Enfim, novamente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e espero que ele realmente t

    • Boa tarde! Obrigada pela parabenização.
      Na elaboração dos questionários apenas um foi aplicado à população, o segundo foi direcionado ao governantes responsáveism. Com relação à segundo questionário, ao identificar o problema não sabíamos de quem era a responsabilidade e por que ele existia a tanto tempo (há 7 anos, segundo os moradores), sendo assim elaboramos o questionário a ser aplicado á secretária de meio ambiente para sabermos se eles sabiam da existência do problema, de onde vinha o esgoto, de quem era a responsabilidade e por que durante os 7 anos nada havia sido feito com relação a isso.
      Sobre as questões:
      1 – foram entrevistados 7 moradores mais antigos e que moram mais próximos do esgoto a céu aberto. Todos relataram sobre mal cheiro e o incômodo de quando o esgoto transborda. Com o questionário conseguimos estabelecer a quanto tempo existe o problema e que inicialmente ele foi proposto pelo prefeito da época.
      2 – Ainda estamos tentando entrar em contato com a prefeitura e secretaria de infraestrutura para sabermos mais sobre o buraco e para onde o esgoto foi direcionado.
      3 – Todos os moradores entrevistados reclamaram sobre a proliferação de insetos, no entanto apenas um relacionou o esgoto à problemas de saúde transmitida por mosquitos.

      Espero ter esclarecido as dúvidas.

      • Esclareceu sim! Mas parece ter se confundido em uma das respostas… veja no final da resposta 1 você disse que o problema foi proposto pelo prefeito da época? Seria isso mesmo?
        De qualquer forma gostei muito do trabalho de você e considero super importante que continuem a investigar o assunto, cobrando que direitos básicos da população sejam garantidos e respeitados!! Parabéns!!

        • Me desculpe, mas eu acabei me expressando mal com relação ao responsável pelo problema. Segundo os moradores, o prefeito da época teria proposto uma rede de esgoto no bairro, mas que isso seria feito de forma regulamentada. No entanto não foi isso que aconteceu, já que não houve um projeto e o esgoto era descartado de forma incorreta, além transbordar no local sem nenhuma cobertura.

  3. Parabéns a todos do grupo…
    Gostei muito de ver o vídeo relativo ao trabalho de vocês e saber como desenvolveram o projeto por meio do diário de bordo. É muito bom ver estudantes preocupados com os problemas da nossa sociedade e também envolvidos com a busca de soluções para os mesmos, especialmente quando envolve a cobrança de políticas públicas eficientes e que promovem justiça social.

    O tema do trabalho de vocês dialoga com o trabalho que orientei e que se chama “O saneamento básico e a desigualdade social”. Esse trabalho foi desenvolvido pelos estudantes do sétimo ano do Centro Pedagógico da UFMG. Ele é da categoria B – Trabalhos em Desenvolvimento.

    Convido vocês a visitarem nosso trabalho e a assistirem a entrevista realizada com o professor Eliano Freitas, que pesquisa nessa área de conhecimento. As perguntas da entrevista foram elaboradas pelo grupo de trabalho.

    Link da entrevista: https://youtu.be/btu18ts0uYE

    Grande abraço. Vamos trocar informações e favorecer o diálogo sobre a importância da ciência para o desenvolvimento humano e social?

    • Obrigada! Que bom que gostou do nosso trabalho.

      Achei a entrevista bem interessante, é sempre bom aprender mais sobre esse assunto que é tão comum no nosso dia a dia, mas que deveria ser visto como mais importância. É bom saber que têm outros alunos trazendo essa temática para o evento, quem sabe assim ganhamos mais vozes e nossos governantes fazem algo para melhorar.

    • Obrigadaa, agradecemos muito por ter gostado do nosso trabalho.
      Achei muito interessante também a entrevista é de extrema importância agente falar mais sobre esses assuntos e conscientizar as pessoas para que possam se mobilizarem a fazer algo para resolver os problemas.

  4. Olá pessoal. Ótimo trabalho. Parabéns! Infelizmente a falta de esgotamento sanitário é uma realidade muito frequente em nosso país. Esse trabalho é uma contribuição para a comunidade eunapolitana.

  5. Parabéns pelo trabalho! É muito bom ver os nossos estudantes preocupados com os problemas ambientais das suas comunidades. O presente estudo tem muito o contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

  6. A problemática do Saneamento Básico no Brasil, tem a mesma dimensão e gravidade para os seres humanos, que os óleos residuais e os demais resíduos. Ambos tem tem leis específicas, tem juros subsidiados na Caixa, mas, faltam projetos e ações de governantes, escolas e sociedade como prevê a lei Federal 12.305/10, que já foi prorrogada até 2024 e até o momento, dos 5.570 Municípios Brasileiros, apenas 15% tem aterros Sanitários, a maioria funcionando mais como aterro controlado por conta do excesso de lixo e poucas Cooperativas de coletas incentivadas e apoiadas financeiramente. Quanto ao Saneamento Básico, esperamos que agora com a privatização das Companhias de Águas e Esgotos, a situação na maioria dos Municípios mudem para melhor e alguém passe a se preocupar com a saúde da população. Parabéns a esses jovens por levantar o debate sobre mais uma chaga social desse nosso triste e deseducado País, onde Prefeitos analfabetos e incompetentes colocam milhões em Praças e Quadras Esportivas, mas, nenhum tostão em Saneamento” pois, não sabem porquê e nem para que enterrar dinheiro em canos” adoeceu a Prefeitura trata……..e assiste………..

    • Belas palavras! Infelizmente problemas tão recorrentes, como o esgoto a céu aberto, e visto com descaso pelos nossos governantes. É mais triste ainda saber que boa parte da população já trata o problema com tanta naturalidade que já não busca rever os seus direitos. Decidimos trazer essa temática justamente por isso, não podemos deixar que algo tão comum se torne “natural”. Isso é questão de saúde pública, de dar dignidade à população e acima de tudo é questão de por em prática a legislação, que nos assegura direito a saneamento básico.

Deixe um comentário