Veja as categorias:


FalaCovid: A rede social contra a Covid-19
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Felipe Pereira Alves,Jackline Helena Cardoso Resende Neves,MARIA LUIZA DE ALMEIDA FERNANDES,Lídia Bononi Paiva Tomaz Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

4 comentários em “FalaCovid: A rede social contra a Covid-19”

  1. Parabéns aos envolvidos! Todo e qualquer trabalho que possa divulgar ciência, principalmente em tempos de negacionismo, é um trabalho de fundamental importância. Combater as fake news tornou-se uma tarefa de ‘utilidade pública’. Só tive uma dúvida: como fazer o controle de que a informação prestada por alguém no aplicativo não se trata de fake news ou de uma informação inadequada, com erros conceituais? Como garantir a seriedade e o comprometimento com a informação científica e verdadeira no aplicativo?

    • Olá Rosane, primeiramente gostaria de agradecer a atenção e elogios ao nosso trabalho. Com certeza, nossa intenção é lutar a favor do conhecimento e da ciência!

      Inicialmente, esse controle será feito manualmente pelos bolsistas, que atuarão como moderadores da aplicação. Dessa forma, cada postagem ou comentário que chegar ao nosso banco de dados passará por um processo de aprovação, onde pesquisaremos em fontes fidedignas a origem da informação em questão. Caso seja constatado que o conteúdo da postagem é duvidoso, ela será imediatamente removida.

      Além disso, partilharemos de uma planilha de registro de “fake-news” já detectadas, dessa forma, caso surjam outras postagens de mesmo cunho, o processo de exclusão acontecerá de maneira mais ágil.

      Como trabalho futuro, o uso consciente da inteligência artificial (IA) nos possibilitará reconhecer as fake-news de maior destaque e combatê-las. De modo simplificado, uma IA poderia fiscalizar todas as publicações a fim de encontrar matérias e conversas que contenham informações duvidosas e alertar os usuários – tanto os que as espalharam, tanto os que as receberam – que essas informações não são verdadeiras.

      Espero ter esclarecido sua dúvida, grata!

Deixe um comentário