Veja as categorias:


IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA LAVOURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO DISTRITO DE BARROLÂNDIA, BELMONTE- BA
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Emanuel de Souza Ferreira Sobrinho,Camily Miranda Prado,LAYSA PASSOS DE SOUZA,Lesly Santos Assis,Vitoria De Souza De Oliveira,Regiane de Oliveira Almeida Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

20 comentários em “IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA LAVOURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO DISTRITO DE BARROLÂNDIA, BELMONTE- BA”

  1. Bom dia! Parabéns pela escolha do tema que é de imensa relevância!! Farei aqui, para começar nossa conversa, uma observação e duas perguntas que talvez possam auxiliá-los a enriquecer ainda mais o belo trabalho de vocês!!
    Comentário: No título do trabalho a ênfase recai no lavoura de cana-de-açucar e seus impactos no distrito de Barrolândia em geral, no entanto, o trabalho de vocês parece focar nos impactos daquela lavoura no Córrego do Ouro. Talvez fosse interessante anunciar esse recorte no titulo para os leitores já ficarem cientes do desenrolar do trabalho.
    Perguntas: É mencionada como parte da metodologia, a pesquisa bibliográfica em outros trabalhos que discutem os impactos da cana-de-açucar. Então a esse respeito gostaria de saber:
    1- De acordo com a bibliografia estudada,quais são os principais impactos (positivos e negativos) dessa lavoura na sociedade e principalmente para as águas?
    2- A realidade observada no distrito de Barrolândia, confirmam o que encontraram na bibliografia a respeito dos impactos da lavoura de cana-de-açucar ou trazem novos elementos? E nesse caso, quais são?

    • Boa tarde! nós agradecemos a sugestão e observações a respeito do nosso trabalho. Gostaríamos apenas de justificar que falamos da lavoura em contraste com o córrego do ouro porque o mesmo é responsável pelo abastecimento da população de Barrolândia, portanto, a contaminação e influências dos agrotóxicos na água gera impactos diretos na população; dessa forma, no título, tínhamos a intenção de remeter a essa problemática.

    • Questão 1 — Segundo a bibliografia utilizada o efeito positivo comum em todas as pesquisas é a importância socioeconômica dessa atividade, porém foi possível perceber através de observações e com o auxílio destes estudos relacionar o cultivo com problemas de saúde na população e trabalhadores, possível contaminação do corpo d’água, perca de atividades microbiológica no solo, e produção de gases do efeito estufa em decorrência das queimadas.

    • A respeito do segundo questionamento: em comparação com a bibliografia analisada, o distrito tem vários aspectos em comum, como por exemplo, os possíveis impactos na saúde da população pelas queimadas da lavoura. Não encontramos trabalhos específicos que tratavam das formas de dispersão dos agrotóxicos, porém, foi possível observar no distrito que essa prática é feita também de forma aérea; e isso, somado às informações de malefícios desses produtos à saúde faz-se um ponto muito negativo e preocupante.

  2. Olá pessoal. Parabéns pelo trabalho. Trata-se de uma temática relevante para a comunidade, e, principalmente se considerarmos a escassez de trabalhos voltados para a investigação dos impactos dos agrotóxicos nessa comunidade.

  3. Primeiro, quero dizer que foi ótimo ouvir o sotaque nordestino em terras mineiras!
    Obrigada por enviarem o trabalho para a Febrat!

    Vocês trazem um tema de grande relevância não só para a comunidade onde se localiza o Riacho do Macaco, mas para a sociedade, como um todo, ao pontuarem aspectos ambientais, de saneamento básico (ou da escassez dele) e de saúde da população e do trabalhador.

    Parabéns!

    Por meio do Diário de Bordo foi possível perceber o quanto o trabalho foi colaborativo e teve a participação efetiva de diferentes membros, como vocês se dedicaram e tomaram decisões orientadas.

    Ao relatar a reunião do dia 29 de outubro, acho que vale a pena dizer, naquele parágrafo, qual era o tema anterior da pesquisa e citar, brevemente, os problemas para dar prosseguimento a ela. Além disso, trazer mais detalhes do que levou as integrantes do grupo a sugerir o tema em questão. Sugiro, por fim, uma pequena revisão de escrita do Diário, dando maior clareza de alguns pontos aos seus leitores.

    Assim como a Araci, senti falta da exemplificação de todos os problemas que a lavoura da cana-de-açúcar traz e de saber sobre os benefícios da mesma para a comunidade local.

    • Agradecemos as considerações e vamos seguir as instruções de correção. A respeito dos malefícios e benefícios da lavoura na localidade, respondemos no comentário da outra avaliadora, mas, mais uma vez agradecemos e estamos cientes agora que isso precisa estar mais nítido no trabalho em si. Novamente, muito obrigada.

  4. Obrigada pelas respostas!! Elas foram esclarecedoras e penso que devem compor o relatório de conclusão do trabalho! Novamente quero parabenizá-los pela iniciativa de investigação no campo do meio ambiente, entendendo-o como um problema vivenciado não de forma abstrada, mas que todos podemos sentir concretamente e muito próximos de nós!! Então investigar, conhecer e socializar esse conhecimento já é uma importante forma de contribuir para sua superação.

Deixe um comentário