Veja as categorias:


IMPACTOS DO CONHECIMENTO DAS NORMAS JURÍDICAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Isabel Cristina Rodrigues,Antônio Filgueiras Rossi,Bernardo Prata de Melo Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

8 comentários em “IMPACTOS DO CONHECIMENTO DAS NORMAS JURÍDICAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA”

  1. Primeiramente parabéns pelo trabalho!
    Existe alguma motivação pessoal dos componentes do grupo para tratar desta temática (conhecimento de normas jurídicas)?
    Por se tratar de um trabalho em desenvolvimento, quais foram as maiores dificuldades encontradas até o presente momento para o andamento da pesquisa?

    • Antes de mais nada agradeço pelo elogio, que bom que o senhor gostou do trabalho, ficamos lisonjeados.
      A respeito das motivações, eu posso falar somente por mim, acredito que seja por conta de eu possuir um membro da minha família que trabalha como advogado, então acabei desenvolvendo interesse pela área jurídica.
      Quanto às dificuldades, devo dizer que nosso maior problema foi desenvolver o vídeo para esta apresentação, mas quanto ao desenvolvimento do trabalho em si, a maior dificuldade vem sendo a pandemia que impossibilita que nos encontremos pessoalmente, os encontros que temos virtualmente são atrapalhados com certa frequência pela conexão, ou outros problemas, que acabam atrapalhando o desenvolvimento do trabalho.

      • Excelente! Gostaria de mencionar que gostei muito do formato do Diário de Bordo, ficou objetivo e didático.
        Foi mencionado que a próxima etapa do trabalho seria sondar o conhecimento dos alunos acerca do ECA e da Deliberação da Avaliação. Comente um pouco mais sobre este planejamento (amostra, tipo de sondagem, período, etc.).

        • Oi Wilimar, sobre a sondagem pretendo procurar alguns alunos da escola e elaborar as seguintes etapas: apresentar a deliberação e perguntar se seus artigos são reconhecidos e depois perguntar se estas medidas que eram seguidas no dia a dia estavam nas deliberações.

        • Boa noite Wilimar, neste momento ainda estamos organizando as questões da sondagem, que obedecerão a três etapas. A primeira será uma verificação a respeito do que os estudantes conhecem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sem nenhuma indução de resposta, na segunda serão apresentados trechos da lei para ver o que os estudantes reconhecem, e a última etapa terá o objetivo de verificar se os estudantes consideram que o ECA está sendo de fato efetivado, ou não, na nossa sociedade.
          Devido a um período de férias próximo e como pretendemos encaminhar está pesquisa para o início do ano que vem, planejamos terminar a sondagem por agora, mas a realizaremos entre fevereiro e março do ano que vem (2022), com alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio, através da plataforma do Google Forms.

    • Boa noite Wilimar, obrigado pelo elogio. Sobre porque escolhi este projeto vem pelo fato que, desde pequeno sempre tive um interesse em aprender sobre o funcionamento de nossa sociedade e todas suas peculiaridades, e ao ler sobre este projeto fiquei empenhado a me envolver com a intenção de entender um pouco melhor impacto que nossa legislação causa no dia a dia.
      Sobre as dificuldades além de pandemia que Antônio já mencionou, devo dizer que própria novidade que foi a iniciação científica acabou trazendo um pouco de complicações no começo, mas com o tempo fui capaz de me acostumar e iniciar lentamente minha pesquisa.

  2. Prezado Wilimar, obrigada pelas palavras. Antônio e Bernardo têm motivações diferentes para estar no projeto (Antônio até já respondeu), mas eu, que os oriento, parti de minha tese de doutorado para propor a pesquisa de ICJr. Pesquisei discursos parlamentares, especificamente a etapa de discussão em plenário do processo legislativo. Minha aproximação com a área deixou mais claro o quanto nos falta de letramento jurídico, que passa por entender o que é o ordenamento jurídico em um Estado de direito a conhecer minimamente esse gênero de discurso a que chamamos lei. Vou deixar os estudantes escreverem sobre a sondagem que estão organizando. Mais uma vez, obrigada!

Deixe um comentário