Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Luciana de Jesus Cavalcanti,Fernanda da Silva Araújo Mélo Seja bem-vindo

10 comentários em “MONITORIA DE TEATRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE”

1. Olá Luciana!

Gostaria de parabenizar você e a sua orientadora Fernanda por tão importante trabalho que estão desenvolvendo!
    Como você bem disse, a Arte tem um papel fundamental, auxiliando na formação crítica dos cidadãs e cidadãos deste país, e munindo as pessoas de informações para tratarem de forma mais sensível e reflexiva as todas as questões da nossa sociedade contemporânea.
    Neste sentido, o ensino do Teatro (e da Arte, em geral) nas escolas da educação básica, possui uma grande relevância.

Achei muito interessante este trabalho de monitoria que vocês desenvolvem no CAp da UFPB! Principalmente, porque desenvolve nos estudantes (tanto naquele(a) que é o(a) monitor(a) e quem já possui uma maior experiência, como nos demais estudantes envolvidos neste processo) um senso de responsabilidade e autonomia. Também, propulsiona nos/as envolvidos/as, o desejo para buscarem novos conhecimentos sobre o assunto estudado, formando desde jovens, novos pesquisadores. Vale destacar que, a pesquisa (principalmente em Arte) na educação básica é super importante e precisa ser muito estimulada.

Mais uma vez parabenizo vocês pelo desenvolvimento deste trabalho!

• Agradeço profundamente pelo seu comentário e incentivo, é muito importante para mim fazer parte de um projeto tão enriquecedor, agradeço em nome Do Cap- UFPE e de todos que me ajudaram a está aqui. Tenha uma ótima semana!

2. Luciana, você está de parabéns pelo trabalho e pela apresentação.
    Você conseguiu discorrer muito bem sobre a monitoria realizada e também sobre a sua visão crítica sobre a arte e a educação.

• Fico feliz em ver mais pessoas compartilhando dessa opinião, eu aprendi muito com essa experiência, e gostaria que outros jovens pudessem aprender também.. Brigaduuuuuuu ✨

3. Gostaria de agradecer aos comentários e reflexões apresentadas sobre o processo de monitoria que está sendo experimentado. Como professora de Teatro na educação básica há 10 anos, percebo as aprendizagens possíveis desta componente curricular na formação das pessoas jovens, como o espaço para construir momentos de criação artística na escola, com desdobramentos com relação à criticidade e expressividade de cidadãs e cidadãos. A monitoria vem compondo e trazendo novos elementos na minha experiência como professora. Agradeço a parceria da estudante Luciana e a todo o processo vivido. Um abraço a todes ! (Profa. Fernanda Mélo- CAp/UFPE)