Veja as categorias:

Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Camila Cardoso,Maria Alice de Paula Freitas,Adilson dos Reis Nobre Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

6 comentários em “MORADAS DE SONHOS: ESTUDO DE CASO ENTRE A CASA DE CACOS (CONTAGEM), E A CASA INVERTIDA (RIBEIRÃO DAS NEVES), TENDO COMO EIXO NORTEADOR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL”

1. Grupo, que bonito e relevante o trabalho de vocês! Parabéns!
    Me contem: do que se trata o conceito de educação patrimonial? Como ele é central na pesquisa, gostaria de ouvir vocês a respeito.
    Queria também conversar sobre a metodologia: quais sujeitos foram/serão entrevistados? Do que tratou/tratará as questões do roteiro de entrevistas? E sobre os acervos, vocês já tiveram acesso a alguma documentação?
    Infelizmente, não consegui acesso ao diário de bordo de vocês. O clique no ícone não encaminhou para o documento.

• Boa tarde!! De acordo com os nossos estudos, patrimônio cultural é tudo aquilo que possui certa importância histórica e cultural para a sociedade.
      O patrimônio cultural normalmente é dividido em dois grupos principais: Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial. O Patrimônio imaterial é o tipo de patrimônio intangível, aquele com mais sentido cultural e simbólico, normalmente passado de geração em geração, como a culinária, dança e música. Já o Patrimônio material, que é o que nós vamos trabalhar, é o tipo de patrimônio tangível, e normalmente são lugares como museus, monumentos e igrejas.
      Tanto a Casa de Cacos, como a Casa Invertida, são monumentos referencias para Contagem e Ribeirão das Neves, por isso se encaixam como patrimônio cultural material.

Já quanto a metodologia, nós pretendemos entrar em contato com o sr. Eduardo, criador da Casa Invertida, para tentarmos entender melhor de onde veio sua inspiração para construir a casa, qual foi impacto causado em sua vida depois da construção da casa e também como foi o reconhecimento da casa pela Prefeitura de Neves, como ele recebeu tal notícia.
      E quanto à Casa de Cacos, pretendemos tentar entrar em contato com algum parente que foi próximo dele durante sua vida, e talvez também com alguns vizinhos que presenciaram a construção da casa, para entendermos melhor quais foram as dificuldades encontradas para a construção da casa, bem como foi a aceitação dos vizinhos da época em ter um ponto de referência marcante em suas ruas.

Por enquanto nós não tivemos acesso à uma documentação oficial sobre as casas, ainda estamos nos embasando em entrevistas e artigos encontrados na Internet. Entretanto, nosso orientador já solicitou uma visita institucional para irmos na Casa de Cacos, estamos apenas aguardando um retorno positivo para que possamos fazer a visita.

2. Parabéns pelo trabalho, Camila e Maria Alice!

Que coisa boa ouvir duas excelentes pesquisadores do campos das artes. Como é interessante entender como os espaços da cidade contam a história daquele lugar, não é mesmo?
    Queria saber como vocês pretendem apresentar as histórias que serão coletadas por vocês. A colega Giovanna fez ótimas perguntas para que vocês possam pensar na metodologia do trabalho e acredito que, além das pessoas diretamente envolvidas na história das casas (o idealizadores ou familiares), também seria interessante saber o que os moradores pensam sobre esses monumentos. O que vocês acham? Vocês acham interessante entender a visão da população sobre os espaços do município onde vivem?

Sucesso pra vocês!

• Olá, boa tarde. Nós estamos realmente muito felizes em apresentar um trabalho voltado à arte, principalmente à arte em nossa comunidade, pois normalmente vemos trabalhos totalmente voltados às áreas de exatas, isso nos alegra muito.
      Quanto às entrevistas, nós ainda não definimos uma forma exata de como vamos apresentá-las, vamos usá-las mais para nos integrarmos mais no assunto, já que existem poucos materiais inéditos sobre as casa,mas com certeza iremos usá-las dentro do trabalho também, pois toda informação é importante.
      Nós também temos a ideia de entrevistar os moradores da região de ambas casas, para saber o que eles sentem em relação à elas e também como morar perto de um ponto de referência tão marcante afeta a vida deles.
      Muito obrigada ^-^