Avaliação do uso de espelho e caixa de papelão como ferramentas de enriquecimento ambiental em caprinos da raça Saanen
Categoria D: Trabalho concluído

Grupo: Maik Ribeiro de Jesus,Luciana Rodrigues,Guilherme Venceslencio Lemes Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

4 comentários em “Avaliação do uso de espelho e caixa de papelão como ferramentas de enriquecimento ambiental em caprinos da raça Saanen”

  1. Parabéns aos envolvidos neste trabalho! Achei muito interessante e criativo o trabalho de vocês e gostaria de perguntar algumas curiosidades. De onde surgiu a ideia de trabalhar com espelhos? E vocês tem interesse de analisar outros estímulos aos animais? Parabéns novamente!

    Responder
    • Obrigado pelo comentário, fico feliz em ter gostado do trabalho!
      A ideia de trabalhar com espelhos surgiu pelo fato desse objeto ser um material de fácil acesso, tanto em questão financeira quanto em questão de demanda, e visando encontrar objetos mais fáceis de enriquecer o ambiente do animal de uma maneira eficiente, optamos por materiais que sejam práticos de encontrar e que caibam no bolso de qualquer produtor.
      Em relação a encontrar outros estímulos para os animais, sim, temos intenções de encontrar materiais que tragam melhores resultados nas taxas de interações dos animais com o enriquecimento.

      Responder
  2. Queridos estudantes e orientadora,
    parabéns por participarem da X FEBRAT e pelo trabalho apresentado.
    Achei a temática bem diferente e interessante. Fiquei curiosa para saber a percepção de vocês com relação a utilização do espelho e da caixa de papelão. Apesar da conclusão apresentada, espero que continuem buscando novas alternativas pelo bem estar dos animais. Parabéns pela iniciativa!
    Um abraço.

    Responder
    • Obrigado pelo comentário e pelas considerações!
      Em relação a nossa percepção com os materiais usados, ficamos bastante surpresos pois os animais não apresentaram uma taxa tão expressiva de interação com os objetos, o que achamos que seria um pouco maior, tendo em vista a inovação dos objetos utilizados para enriquecer o ambiente. Porém, pelas poucas interações que observamos, conseguimos perceber que quando elas ocorriam os animais ficavam bastantes distraídos, mesmo que por um curto período, o que pode ser um sinal para uma possível complementação dos objetos que foram utilizados, visando estimular e chamar uma maior atenção dos animais.

      Responder

Deixe um comentário