4 comentários em “ANÁLISE DA INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E PERSPECTIVA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA”

  1. Bom dia!

    Parabéns pelo trabalho, adorei muito o tema!

    Gostei da forma como irão abordar o trabalho. Fiquei curiosa quanto as características da Quarta Revolução Industrial, vocês sabem me dizer?

    Responder
    • Boa noite!

      Então, o princípio básico da Indústria 4.0 é de que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes e, desta forma, controlar os módulos de produção de forma autônoma. Ou seja, se baseia na utilização de inovações como a Internet das coisas, a Big Data, as Inteligências Artificiais e muitos outras para tornar mais rápidas e produtivas as indústrias. Suas características são: inovação, rapidez, digitalização e automação.

      Grata!
      Vitória e Elaine

      Responder
  2. Olá Vitória e Elaine!

    Parabéns pelo trabalho, que traz um tema curioso e de importante discussão.
    Vitória, embora seu trabalho esteja em desenvolvimento, tenho algumas perguntas com base na sua apresentação e no seu Diário de Bordo:

    1) Quais as inovações da revolução 4.0 e quais são suas características?
    2) Você menciona que foi feita uma análise do comportamento do Brasil e o que o país tem feito para incentivar a implementação tecnológica e de inovação. O que você pode dizer sobre essa investigação?
    3)Poderia citar exemplos comparativos da análise das revoluções?
    4) Por fim, caso tenha alguma conclusão do trabalho até o presente momento e a previsão dos próximos passos de estudo, poderia explicitar?

    Obrigada por compartilhar o seu conhecimento!
    Desejo sucesso na continuação da investigação.
    Um abraço, Eliene

    Responder
    • Olá, tudo joia!

      Seguem nossas respostas:

      1) As tecnologias com maior importância para a implementação da Indústria 4.0, são as seguintes:
      • Internet das Coisas: é a otimização da relação entre produtos e consumidores por meio de plataformas conectadas. Esses sistemas são dotados de sensores e são a base da indústria (SILVEIRA, 2017);
      • Segurança cibernética: Mesmo que mínimas, as falhas de um sistema operacional computadorizado podem comprometer toda a linha de produção, por isso é um fator de extrema importância (SILVEIRA, 2017);
      • Computação em nuvem: Nada mais é além de um banco de dados capaz de ser acessado de qualquer local do mundo em segundos, via dispositivos conectados à internet;
      • Big Data Analytics: São estruturas de dados complexas que utilizam novas abordagens para captura, análise e gerenciamento de informações. Aplicada à indústria 4.0, a tecnologia de Big Data é estruturada em: Conexão (à rede industrial, sensores e CLPs), Cloud (nuvem/dados por demanda), Cyber (modelo e memória), Conteúdo, Comunidade (compartilhamento das informações) e Customização (personalização e valores). Todos esses configuram os 6Cs da Big Data (SILVEIRA, 2017);
      • Inteligência artificial: É feita para reduzir custos, minimizar percas e facilitar a vida de todos.
      • Materiais mais flexíveis e até mesmo com capacidade autolimpante ou auto reparadora.

      2) Os avanços tecnológicos, em âmbito brasileiro, se encontram em atraso, e isso torna-se ainda mais evidente quando compara-se a indústria brasileira com países desenvolvidos, como a Alemanha, Estados Unidos e Japão. A relação de linhas tradicionais com pessoas e linhas de automação mostra que a primeira apresenta um ritmo muito inferior à segunda, dos países desenvolvidos.
      Muitas indústrias brasileiras já se automatizaram, porém, a manufatura digital ainda não foi realizada em sua totalidade. A indústria 4.0 é formada por duas vertentes: processos integrados e produtos inovadores, e o Brasil em relação a essas vertentes precisa progredir muito, uma vez que na escala global o país tem poucos setores competitivos.

      4) Observa-se que a Indústria 4.0 é uma importante aliada das empresas no que tange o mercado competitivo e, por isso, pode influenciar diretamente a economia de um país. Ainda, é possível compreender que as etapas de implementação de suas tecnologias devem ser seguidas à risco por sua complexidade e importância.
      Entretanto, mesmo com tamanha complexidade e importância, as Indústrias 4.0 passam a fazer cada vez mais parte do nosso cotidiano. Um ótimo exemplo disso é a implementação das tecnologias 4.0 feita, segundo a matéria do Portal da Indústria (2019), pela maior empresa brasileira de cosméticos, a Natura.
      Segundo a matéria, a empresa, que existe desde 1969, teve uma melhoria significativa na qualidade de seus produtos depois da aplicação das novas tecnologias. Seus maiores investimentos foram em biologia molecular e fitoquímica e foi assim que, por meio do recurso a campos de conhecimento, como os sistemas biológicos in vitro e a biotecnologia, a empresa desenvolveu uma nova plataforma de produtos inovadores com base em ingredientes da biodiversidade brasileira.
      Portanto, é de extrema importância a adaptação do ramo industrial brasileiro quanto à essas mudanças, não só para melhor desempenho econômico, mas para que os ramos da saúde, educação e do agronegócio sejam igualmente beneficiados. É essencial, ainda, frisar que a implementação e melhoria das indústrias é palpável e completamente possível com boa vontade e a necessidade competitiva.

      Grata,
      Vitória e Elaine

      Responder

Deixe um comentário