IFMINE, um software para ensino de plano de lavra em curso de geociências aplicadas
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico
Grupo: Carlos Eduardo Damata,Aldrin Gustavo Martins,Bruno César Ribeiro Da Silva,Maristella Moreira Santos,Yuri Ribeiro Seja bem-vindo
Grupo: Carlos Eduardo Damata,Aldrin Gustavo Martins,Bruno César Ribeiro Da Silva,Maristella Moreira Santos,Yuri Ribeiro Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho
Olá, boa tarde! Tudo bem?
Muito legal o trabalho, parabéns!
Fiquei impressionado com o desenvolvimento do software para a disciplina, utilizando tecnologias atuais para tornar o ensino mais didático e interessante.
Senti falta, contudo, da perspectiva do aluno durante a apresentação – feita por um dos professores – e no diário de bordo, aparentemente adaptado do 10º SEMTEC 2023 (Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico). Como foi desenvolver o trabalho? Como o software IFMINE ajudou na compreensão do processo de planejamento de lavra? Quais os desafios encontrados durante o desenvolvimento do software?
Adicionalmente, acho interessante explicar melhor como é feito o planejamento da mina na prática; comparando os benefícios e limitações do software com a realidade do mercado de trabalho.
Isso posto, agradeço pela oportunidade de conhecer melhor o processo de planejamento de lavra e pela inovadora iniciativa em prol do aprendizado de qualidade nos institutos federais.
Boa tarde!
Parabenizo o grupo pelo desenvolvimento do trabalho e pela organização na exposição, que foi objetiva e muito bem estruturada.
Concordo com o colega acima sobre a necessidade de deixar mais clara as contribuições e participações do aluno envolvido no processo, tanto na apresentação, quanto naquilo que foi registrado no diário de bordo.Fiquei também curioso por saber sobre as dificuldades enfrentadas na criação do software: houveram? Como foram solucionadas? De que modo o grupo se mobilizou para solucioná-las?
Outras curiosidades – e talvez esta mais direcionada aos professores do trabalho -: houveram momentos oportunos para reflexão sobre as implicações políticas/sociais do software?
Mas estas são questões que deixam aqueles que assistem/leem curiosos, e a ausência delas não cessa o debate ou diminui o louvor do trabalho desenvolvido.
Um abraço fraterno.
Boa noite!
Primeiro gostaria de parabenizar pelo trabalho apresentado, foi bem objetivo.
Eu acho que as minhas dúvidas já foram questionadas nos comentários do Lucas e Iago, porém preciso reforçar que senti falta da participação do Carlos na apresentação do trabalho.