O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO STOP-MOTION NA ANIMAÇÃO DE OBJETOS PEQUENOS AO LONGO DOS ANOS
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: GRACIELE BATISTA GONZAGA,Anna Clara Júlia da Silva Freitas,ALEXANDRE ALEX BARBOSA XAVIER,Yasmin Silva Oliveira Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

12 comentários em “110E – O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO STOP-MOTION NA ANIMAÇÃO DE OBJETOS PEQUENOS AO LONGO DOS ANOS”

  1. Parabéns, Senhoritas, pelo trabalho.
    Considerei que fizeram uma apresentação esteticamente agradável com explanação sucinta, clara e objetiva do trabalho como um todo.

    Sugestão: Cuidar da revisão da redação do diário de bordo observando algumas falhas que houve na digitação e em algumas concordâncias verbais e outras pequenas falhas gramaticais. No geral, entretanto, vocês conseguiram dar uma ideia clara de como foi todo o processo de produção/pesquisa do trabalho.

    Uma indagação:
    GOSTARIA DE SABER QUAL A MOTIVAÇÃO QUE LEVOU O GRUPO À ESCOLHA DESTE TEMA PARA PESQUISAR?

    • O tema do nosso trabalho foi escolhido devido ao fato de além de ser um subgênero de animação extremamente desvalorizado no Brasil, o stop-motion surgiu junto aos efeitos especiais cinemátograficos e foi um importante marco para a indústria e evolução do cinema.

    • Primeiramente me sinto muito honrada da senhora ter se interessado no projeto, realmente deu muito trabalho. Na verdade o interesse por este tema não se deu somente pela sua desvalorização, apesar de ser um ponto de extrema importância para decisão do projeto, a relação do grupo com o stop-motion se iniciou com o filme de Pinóquio de Guilheme Del Toro lançado na Netflix que ganhou o Oscar de melhor animação do ano 2023, e então despertou uma certa curiosidade neste tipo de animação outrora esquecida, já que havíamos aprendido um pouco sobre ele nas aulas de arte dos anos passados, além disso nota-se que muito pouco se fala dele e como ele é complexo de ser produzido e por isso em teoria deveria ser valorizado. Isto considerando também que duas integrantes do projeto pretendem trabalhar com a animação, já ás chamando atenção deste de sempre.

  2. Boa tarde prezadas! Nos resultados foi apresentada a análise das entrevistas realizadas ou a opinião das estudantes juntamente com as opiniões dos entrevistados? Seria mais interessante a apresentação mais estruturada dos resultados, além de análise de viabilidade da ferramenta, considerando que vocês apresentaram como proposta a realização de uma animação de curta metragem.

    • Boa tarde, então optamos por não mostrar estes dados em razão ao curto tempo de vídeo , no entanto tenho total prazer de mostra-la algumas das respostas: Foi perguntado o grande desafio do stop-motion e Jéssica Andrade respondeu como animadora freelancer e ilustratora júnior o seguinte “Sem dúvida o custo. Animação em Stop-Motion é muito cara. Desde as ferramentas para a animação, passando pelos bonecos e o cenário. É muito complicado encontrar maneiras de substituir os materiais sem perder a qualidade do trabalho manual. Sem falar que a animação precisa ser feita em ambiente controlado, sem vento, com iluminação artificial, sem qualquer coisa que possa afetar iluminação, cores e afins. “, em seguida perguntamos sobre a animação de objetos de pequeno porte e ela respondeu “Objetos muito pequenos podem ser muito fáceis de animar por que são bem leves, mas também podem ser bem difíceis se for o caso de objetos ou bonecos com juntas e/ou partes flexíveis.
      Objetos ou bonecos bem pequenos são animados com ferramentas menores e mais finas, é bem comum usar hastes de arames e pinças de ponta fina para uma movimentação precisa.
      Quando se trata de bonecos pequenos, as vezes são usados truques teatrais e/ou cinematográficos para fazer parecer que esses personagens são realmente pequenos. Como por exemplo, coloca-los ao lado de outros objetos com tamanhos maiores para acentuar a diferença de tamanho. Isso é muito comum quando se quer essa diferenciação.” E sobre a aplicação da impressora 3d “Como bonecos pequenos tem uma limitação maior de movimentação, a impressão 3D de poses extremas pode ser uma grande aliada. Mas também pode ser usado como meio de fabricação de peças de reposição e deformação, tanto de objetos pequenos quanto grandes. “Além é claro de outras perguntas, no entanto destaco essas duas.

      • Ademais temos a entrevista do Thiago Professor, Historiador, Artista Plástico, Especialista em história e cultura da Arte,que foi feita por áudio, mas em suma pode-se concluir que ele cita técnicas de redução de cenário, a necessidade de menos material se comparado com outros personagens, além de ser mais frágil e assim como Jéssica ele afirma que é uma animação demorada, mais cara se comparada a animação gráfica (digital) e assim afirma “toda história é uma mentira, mas a do stop-motion é mais difícil de contar”. Além disso houve também um formulário com alunos da UFMG de cinema que levou a conclusões semelhantes.

        • Muito obrigada Yasmin pelos esclarecimentos. Tenho uma sobrinha que é designer gráfico e trabalha com ilustrações e animações. Ela é uma entusiasta, além de ser extremamente habilidosa e é muito prazeroso acompanhar o desenvolvimento dela como artista. Dessa forma, desejo a vocês muito sucesso nessa caminhada e perseverança diante obstáculos que se apresentarem. Não desistam de um sonho…

  3. Parabéns pelo trabalho! Além de ser um tema muito interessante no cenário da comunicação, trata-se de discussões atuais, o que demanda um esforço das estudantes em compreender o contexto de produção de animações.

    Deixo como sugestão para que, em futuras apresentações, tenham cuidado na escolha do local para apresentação. Em determinados momentos, os ruídos da escola se sobrepuseram às falas, tornando difícil a compreensão. No entanto, parabenizo pela desenvoltura das estudantes e da estruturação da apresentação do trabalho nos cinco minutos.

    Deixo como sugestão, assim como a avaliadora Larissa Rodrigues, a revisão textual do diário de bordo para que erros de português sejam eliminados. Especificamente sobre uma etapa do diário de bordo, gostaria de saber quais foram os motivos que levaram ao uso do ChatGPT para criação do título e da pergunta de pesquisa? De que forma percebem a importância (ou não) da ferramenta de IA no trabalho desenvolvido?

    Acredito que as próximas etapas terão resultados importantes para os estudos de stop motion.

  4. Obrigada pelo seu interesse com o trabalho, realmente ele é muito peculiar e interligado a discursões recentes do âmbito artístico e também fortemente pelas sugestões! Bom o trabalho a todo momento teve orientação e ajuda na parte escrita do projeto, através de principalmente os orientadores e a inteligência artificial que ajudou a trilhar o percurso do projeto, então nos momentos que tínhamos dificuldade em determinar, o resumo, os objetivos e até mesmo ver se não há nenhum erro de escrita foi adotado o uso do ChatGPT. Mas é claro que ele não foi utilizado como um meio de solução imediata das dúvidas, ou seja, por exemplo, perguntar se ele podia criar os objetivos para o grupo, mas sim como um meio de desenvolvimento de ideias que foram SEMPRE expandias e conferidas pelo grupo. Alguns exemplos de perguntas utilizadas são: “A relação do stop motion com o mundo dá cinemática e mecânica aplicadas no filme Pinóquio de Guilherme Del Toro que ressaltam a necessidade de evolução no estilo de animação stop- motion é um bom título de pesquisa científica?”,”Qual é o melhor modelo de justificativa de iniciação científica “,”como criar uma boa questão orientadora?”,”como escolher bons objetivos específicos”

  5. Parabéns pelo trabalho vocês três. É muito bom e gratificantes testemunhar o empenho e o trabalho de vocês
    Depois de realizado trabalho, o que mudou na relação de vocês com as animações, com o cinema etc.?
    Grande abraço
    Prof. Fabrine L Silva

    • Muito obrigada por ter gostado do trabalho! Realmente com o desenvolvimento do projeto as integrantes do grupo começaram a valorizar ainda mais o stop-motion devido a sua complexidade de produção, já as duas integrantes, eu e a Nicole, já interessadas na área da Animação ,creio que parte por causa deste projeto, decidimos ambas cursar está área, pois percebemos que é uma daquelas coisas que sempre nos manterá desenhando e/ou criando algo que amamos.
      Novamente agradeço
      Yasmin Silva Oliveira

Deixe um comentário