6 comentários em “89E – INSANIDADE E O CRIME: CRIMINOSOS MENTALMENTE DOENTES”

  1. Olá pessoal!
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho! Vocês abordaram de maneira criativa, inovadora e prática um tema super atual e cotidiano! Foi notável o empenho que tiveram ao selecionar e estudar diferentes fontes teóricas para respaldar o estudo, assim como a realização de entrevistas com diferentes perfis/profissionais.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre como decidiram se debruçar sobre esta temática e se perceberam mudanças em suas percepções e opiniões no decorrer do estudo.
    Espero que não parem por aqui, explorem todo este potencial científico e cinematográfico!!!

    • Boa noite!
      Muito obrigada pelas palavras, ter nosso trabalho reconhecido significa muito para nós.
      A escolha do tema se baseou no interesse do grupo nas áreas de direito, psicologia e psiquiatria — aliamos a necessidade de desenvolver o projeto a nossos objetivos profissionais. Além disso, temos em comum o interesse em histórias de crime reais, e as discussões sobre as notícias diárias levaram ao surgimento do tema.
      Sim, nossa opinião sobre o tema mudou muito durante o processo. Ao ouvirmos os especialistas, as pessoas, procurarmos notícias e compilarmos opiniões, encontramos ideias conflitantes que nos permitiram formar nosso ponto de vista sobre o assunto. Eu, particularmente, iniciei a pesquisa acreditando em uma possibilidade de impunidade quando um criminoso ia para uma instituição psiquiátrica, e hoje acredito no oposto. Entendi que esses lugares podem ser piores que a cadeia.
      Agradecemos o interesse por nosso projeto.

  2. Olá!!
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo importante e relevante trabalho desenvolvido. A partir do diário de bordo, percebi que as entrevistas foram feitas com estudantes de direito e, nesse público, já observaram lacunas no conhecimento sobre o assunto. Se olharmos mais a frente, é possível se imaginar que na sociedade, como um todo, o problema é bem maior.
    Diante do que foi apresentado, como vocês “educariam” a população? Quais as principais estratégias que poderiam abordar para disseminar o conhecimento gerado por vocês sobre o tema?
    Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns para o grupo!

    • Boa noite!
      Muito obrigada por se interessar por nosso projeto.
      Ao fim de nossas pesquisas, desenvolvemos um mini documentário, no qual apresentamos nossa pesquisa e esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre o tema. Acreditamos que a opinião de figuras de autoridade, como foi mostrado no vídeo, pode ajudar a disseminar de maneira segura esse conhecimento. Disponibilizar vídeos, notícias e artigos imparciais e com linguagem acessível à maior parte da população é essencial para sanar essa lacuna no conhecimento geral.
      Obrigada pela atenção!

  3. Parabéns a todos envolvidos no desenvolvido dessa pesquisa! Alguns questionamentos: Diante do tempo que é curto para realização da apresentação, como foi realizada os procedimentos metodológicos referentes o desenvolvimento da pesquisa teórico, nesse caso, a busca dos artigos? Como eles forma filtrados? Como fizeram para escolher um e excluir outro?
    Outro ponto: As palavras-chaves relatadas por vocês, estão relacionadas as entrevistas ou os artigos?
    A conclusão dada ela está relacionada as entrevistas? Ou um relação entre os dados dos artigos e as entrevistas? Ou com base somente na revisão da literatura?
    Por fim, parabenizo novamente todos! A realização de qualquer pesquisa envolve muito engajamento, diante do diário de bordo e todo o desenvolvimento da pesquisa desde seu ponto de partida e de chegada, ocorreu o movimento de ação. Muito importante este tipo de pesquisa no educação básica, um parabéns especial a professora orientadora da pesquisa.

Deixe um comentário