A INFLUÊNCIA DO MEIO HUMANO NO MUNDO DOS PRIMATAS: Análise das relações entre espécies no espaço do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - GO
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: André Batista Silvestre,LARISSA DE MELLO EVANGELISTA,Francesca Guaracyaba Garcia Chapadense Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

10 comentários em “7E – A INFLUÊNCIA DO MEIO HUMANO NO MUNDO DOS PRIMATAS: Análise das relações entre espécies no espaço do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – GO”

    • Boa tarde, muito obrigado pelo elogio! A principal motivação para que esta pesquisa se iniciasse ocorreu no momento em que percebi as interações conflituosas entre os macacos-prego presentes em minha escola (o CEPAE) e os estudantes que frequentam o local, pois não é incomum observar o roubo de alimentos por parte dos macacos, eles assustam os estudantes e pegam os alimentos que seguravam ou que estavam guardados em suas mochilas. Logo, senti a necessidade de entender o porquê tal fenômeno ocorria e buscar uma possível solução para essa problemática. Na comunidade do CEPAE, creio que a compreensão acerca dos padrões comportamentais desses animais, como locais frequentados, a forma como procuram por comida ou mesmo como eles pegam a comida pertencente aos estudantes, será de extrema importância para que possamos elaborar medidas que visam evitar tais interações conflituosas, sem expulsar os macacos que se estabeleceram no local muito antes da construção da escola, por exemplo, o posicionamento estratégico de recipientes de descarte de lixo que são vasculhados pelos macacos e a conscientização da população estudantil sobre como lidar com esses animais e sua aproximação, para que assim menos relatos de roubos feitos por macacos, invasões nas salas de aula durante o recreio e espalhamento de lixo pelo chão do colégio, sejam compartilhados pela comunidade escolar do CEPAE.

    • Boa noite! Devido a algumas inconsistências ainda presentes nos dados obtidos, seja na contabilização exata dos registros feitos em pesquisa de campo e no preenchimento irregular de alguns estudantes em certas sessões do formulário aplicado, não me senti seguro em inserir essa avaliação no vídeo.

  1. Olá, André! Parabéns pelo trabalho.

    Gostaria de deixar como sugestão, para futuras apresentações, que opte por uma exposição mais fluida com a exibição dos dados da pesquisa, e menos pela leitura. No entanto, essa sugestão não invalida o trabalho apresentado. Destaco a sua desenvoltura e a compilação das informações em cinco minutos de apresentação.

    Pelo vídeo, em diferentes momentos, dá a entender que a pesquisa ainda seria realizada. No entanto, pelo diário de campo, conseguimos acompanhar todas as etapas realizadas até a coleta dos dados finalizada em julho deste ano. Por esse motivo, acredito que, no vídeo, seria importante ter apresentado, brevemente, os dados coletados.

    • Boa noite, muito obrigado pelas dicas e críticas, certamente aplicarei em apresentações futuras! Eu consegui coletar os dados por meio dos métodos aplicados, contudo, no momento de inseri-los no vídeo, percebi algumas inconsistências, como na forma como os estudantes responderam ao questionário eletrônico e na contabilização minuciosa de certos dados da pesquisa de campo. Logo, preferi não coloca-los no vídeo. Me atentarei mais a esses aspectos nas próximas exposições, muito obrigado!

  2. Olá, André, Larissa e Francesca. Parabéns pelo trabalho. A presença de macacos é comum a muitos ambientes urbanos, especialmente observados/notados/investigados em campi universitários. Seria interessante apontar hipóteses de pesquisa, já que não tem resultados para apresentar. Também concordo com o colega que a apresentação (vídeo) poderia possuir outros recursos visuais mais atrativos. De todo modo, excelente trabalho, com destaque para o diário de bordo.

  3. Olá André, parabéns pelo seu exercício de escrita, de partilha oral conosco. Me diga o que mudou na sua relação com aqueles primatas depois de seu estudo?
    Abraços
    Prof. Fabrine L Silva

    • Olá, agradeço aos elogios feitos ao trabalho! Depois de compreender melhor por meio do levantamento bibliográfico o comportamento desses animais, em minha perspectiva, as atitudes desses primatas deixaram de ser somente ações infundadas e essencialmente primitivas, e passaram a ter sentido e motivações claras. Logo, a aproximação de um macaco em minha direção durante o momento do intervalo para a merenda, por exemplo, deixou de ser apenas o interesse no meu alimento, mas se tornou a evidência em destaque, que indica a capacidade adaptativa impressionante desses seres na imposição das mais diversas pressões exercidas pelo ambiente, bem como a adaptabilidade da vida presente em nosso planeta Terra.

  4. Olá, agradeço aos elogios e críticas feitas ao trabalho e produção do vídeo! Infelizmente, me atentei a exposição da metodologia e me esqueci de evidenciar as hipóteses de pesquisa no vídeo, irei me precaver melhor em exposições futuras, muito obrigado!

Deixe um comentário