A VISÃO ETNOCÊNTRICA OU RACISTA PRESENTE NO JOGO RESIDENT EVIL 5: UMA ANÁLISE DE SEU ENREDO E POTENCIAL DIDÁTICO.
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico
Grupo: Ana Emanuella Santiago De Oliveira Gonçalves,Bianca Rodrigues Silva,Danilo Américo Pereira da Silva,Evelyn Camily Ackes,Helder Maioli Alvarenga,Thaís Rodrigues dos Santos Neto Seja bem-vindo
Grupo: Ana Emanuella Santiago De Oliveira Gonçalves,Bianca Rodrigues Silva,Danilo Américo Pereira da Silva,Evelyn Camily Ackes,Helder Maioli Alvarenga,Thaís Rodrigues dos Santos Neto Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho
Parabéns pela escolha de uma temática tão relevante, jovens cientistas! Espero assistir em breve a apresentação do trabalho de vocês! O vídeo ainda não está disponível para mim. Lendo o Diário de Bordo, fiquei com algumas perguntas para vocês:
1- Gostaria de saber o motivo pelo qual escolheram esse jogo “Resident Evil 5” em específico?
2- Vocês pretendem divulgar os resultados da pesquisa de vocês na escola?
3- Se sim. Quais estratégias pretendem utilizar para difundir esse conhecimento?
4- Gostaria que vocês propusessem alternativas aos problemas encontrados.
Obrigada e atenciosamente. =)
Olá Pessoal, parabéns pelo tema do trabalho e o engajamento em discutir um assunto tão relevante dentro de um universo que muitos jovens têm acesso, que são os jogos eletrônicos. Seria importante destacar quais elementos etnocêntricos e racistas vocês identificaram no jogo.
Seria legal apresentar para a escola os resultados e também propor novas análises sobre outros jogos eletrônicos.
Comentem aqui se já pensaram em algo que desdobre deste trabalho.
Abraços e obrigado!
Bacana, pessoal! Assisti o vídeo!
Curti o formato de apresentação que escolheram.
Uma sugestão, seria cortar a parte das imagens/vídeos do jogo para apresentar os resultados, dando enfoque a eles, pois em alguns momentos o espectador pode se desconcentrar da fala, por causa das imagens. 😉
Parabéns pelo trabalho!!
Oie gente! Eu adorei o trabalho! O tema é super interessante e a apresentação ficou muito legal! O diário de bordo também ficou muito organizado.
Eu fiquei com algumas dúvidas em relação à metodologia de avaliação das questões racistas e/ou etnocêntricas… Vi no diário de bordo que foram selecionadas algumas pessoas que se interessavam pela temática. Aí eram feitas tipo rodas de conversa em que cada um dizia como se sentia em relação ao jogo? Como eram feitas essas discussões de vocês (e quantas pessoas eram mais ou menos)? Pergunto para saber como passaram deste processo de análise para as conclusões.
Já eu vou agradecer pelas imagens do jogo colocadas na apresentação rs. Não conhecia os gráficos deste jogo em específico e com as cenas selecionadas eu consegui perceber e entender junto com a narração de vocês como os personagens principais e “salvadores” eram sempre brancos, e fui acompanhando todo o raciocínio junto. Para mim foi muito interessante ter acesso a essas imagens juntamente com a narração do que vocês foram concluindo.
Arrasaram no trabalho, parabéns! 🙂