Benefícios do esporte na vida de pessoas com deficiência
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Raissa Alves Araújo,Raul Fernandes da Silva,Marcus Lourenço Costa SIlva,Eduardo Murta De Abreu,João Pedro Paiva Porto de Sena,Arthur Rocha Lemes Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

57 comentários em “26E – Benefícios do esporte na vida de pessoas com deficiência”

  1. Olá, pessoal! Parabéns pelo trabalho. Eu tenho algumas perguntas: como vocês chegaram na escolha desse tema para elaborar o trabalho? Isso veio a partir da experiência de vocês na escola? Quais foram os critérios escolhidos por vocês para selecionar os artigos encontrados? Pergunto porque estou interessada em saber se vocês estavam interessados no esporte na escola ou no esporte de forma mais geral.
    Vocês acreditam que a prática esportiva para pessoas com deficiências pode ter inconvenientes também?
    Muito obrigada.

    • Olá Iara, agradecemos pelo cumprimento! Em nossas aulas de educação física, nosso professor sempre fez questão de nos apresentar modalidades de esporte adaptado. Conversando com pessoas de fora do ambiente escolar, percebemos que esse tópico não é muito comentado, portanto, esse fato despertou em nós o interesse por pesquisar sobre o assunto, que em nossa perspectiva é de extrema importância, tanto para as pessoas com deficiência (PCD’s) quanto para conhecimento da sociedade como um todo, visando uma maior inclusão das pessoas com necessidades especiais. Ao decorrer das nossas pesquisas para elaboração do artigo, percebemos que nossa visão era muito superficial sobre os benefícios que o esporte adaptado pode trazer para a sociedade, além de benefícios físicos existem inúmeros benefícios ,tanto sociais e psicológicos, benefícios esses que podem desde levar uma pessoa a praticar uma simples atividade física, quanto melhorar a vida de pessoas com depressão e ajudá-las a se reintroduzir na sociedade. Para realizar a revisão bibliográfica, utilizamos palavras chaves e filtros de pesquisa, visando selecionar apenas artigos em português e nos anos de 2019 a 2021, assim conseguiríamos ter uma ideia da situação brasileira atual referente a este assunto. Em relação aos possíveis inconvenientes para PCD’s durante a prática do esporte adaptado, quando a atividade é praticada somente por elas, as chances de haver um inconveniente são baixas, já que nesse ambiente teriam somente pessoas que realmente necessitam que o esporte seja adaptado para elas. Em um cenário onde pessoas com e sem deficiência praticam o esporte adaptado, pode haver algum inconveniente para aqueles que possuem limitações, já que aqueles que não portam alguma deficiência podem tirar alguma vantagem daqueles que necessitam da adaptação esportiva.

  2. Olá pessoal! Primeiramente, parabéns pelo trabalho apresentado! É sempre muito importante abordar temas inclusivos, principalmente porque sabemos das dificuldades de implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência (PCDs) e discutir esse tema ajuda a levar esta discussão a diferentes espaços e, quem sabe, essa discussão chega a alguém que realmente possa aplicar essas políticas na prática. Então, mais uma vez parabenizo vocês pela escolha deste tema.
    Eu tenho duas perguntas:
    1- Algum de vocês já teve alguma experiência mais próxima da realidade sobre a implementação/incentivo da prática esportiva de PCDs? Por exemplo, algum conhecido (amigo, parente, etc.) que já tentou praticar esportes mas encontrou dificuldades ou que conseguiu encontrar locais para a prática esportiva adaptada?
    2- Se vocês forem levar este trabalho adiante, quais seriam os próximos passos que vocês fariam? Que outros tipos de pesquisa sobre a prática esportiva adaptada vocês fariam para melhorar ainda mais o trabalho de vocês?
    Obrigado pela atenção!

    • Olá, ficamos extremamente gratos pelos elogios. Em nosso grupo um dos participantes desde pequeno sempre esteve envolvido com pessoas PCD’s. Em especial houveram duas pessoas que marcaram essa trajetória em meio as atividades físicas. A primeira delas era um garoto que apresentava algum tipo de síndrome que o impedia de realizar atividades na água com total autonomia. Durante o período de convívio com ela, o aluno sempre esteve à disposição para auxiliar na realização das práticas e isso mudou sua visão sobre a importância do esporte na vida dessas pessoas. A segunda pessoa, possui também uma deficiência mental, mas isso não o impediu de jogar futebol com o respectivo grupo de amigos. Uma das intenções do trabalho é realizar entrevistas com representantes de empresas que prezam pela inclusão de PCDs no meio esportivo a fim de aprimorar o entendimento sobre as dificuldades de se investir em adaptações e capacitação de profissionais para devidas atividades. Portanto, já com tais informações, seria extraordinário levar propostas de intervenção, principalmente a instituições financeiras, educacionais, e ao Governo Federal.

      • Que ótimo ver que esse trabalho não fica focado apenas a revisão bibliográfica, mas também vemos como isso se aplica no dia-a-dia. A ideia da entrevista é excelente para aprimorar ainda mais o trabalho mostrando na prática os principais desafios que as pessoas com deficiência enfrentam em diferentes ambientes dentro do esporte. Espero que vocês consigam alcançar ótimos resultados nesta nova etapa. Parabéns pelo trabalho mais uma vez!

  3. Parabéns pelo trabalho meninos!
    O assunto é muito interessante, e me remeteu muito a minha época de ensino médio, na qual o professor também fazia questão de incluir esportes adaptados para pessoas com deficiência nas nossas atividades.

  4. Olá pessoal!
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido! O tema escolhido é de extrema relevância e atualidade!
    Ao longo da apresentação é notável o empenho que tiveram ao selecionar e estudar diferentes fontes teóricas para respaldar o estudo.
    Gostaria de saber as reflexões e transposições práticas que conseguiram fazer sobre a temática. Na escola há alguma pessoa com deficiência que pratica esportes? Percebem os desafios e potencialidades do esporte na vida das pessoas com deficiência no cotidiano da escola ou mesmo mediante outras fontes de notícias e informações sobre o assunto? Baseado em tudo que aprenderam, quais caminhos seriam viáveis para mitigar tais desafios?

    • Olá Renata, Obrigado pelos elogios! O tema permite muitas reflexões e nosso grupo teve a oportunidade de conhecer algumas histórias, relatos de professores que atuam com alunos portadores de deficiência, que foi mais um motivador para desenvolver nosso trabalho. Uma história em particular nos chamou a atenção: uma professora da rede municipal nos relatou ter trabalhado com um aluno autista severo (não verbal), que dentro de sala de aula apresentava um comportamento agressivo e inquieto, no entanto, em uma excursão feita pela escola em um clube, o aluno demonstrou, ao entrar na piscina, um comportamento mais tranquilo e feliz, do que aquele apresentado em sala de aula. Isso se deve pelo hábito deste aluno de frequentar aulas de natação fora do ambiente escolar. No nosso ambiente escolar não temos a presença de nenhuma pessoa com deficiência (PCD), ainda assim, os educadores físicos fazem questão de que participemos de atividades adaptadas, para podermos entender a situação das pessoas que portam alguma deficiência. Além disso, essa participação facilita a inclusão de futuros alunos PCD que possam ingressar na instituição. A prática do esporte adaptado pode trazer inúmeros benefícios para a vida de pessoas que portam alguma deficiência, como uma melhora na autoestima, por exemplo, já que o esporte promove uma melhoria física naquele que pratica o esporte de forma constante, promovendo uma maior autoconfiança para um praticante ativo de esportes adaptados, gerando uma maior facilidade na promoção social do indivíduo. Em relação aos desafios que o esporte adaptado traz para aqueles que praticam, nós encontramos durante a pesquisa diversas barreiras em relação à prática esportiva adaptada, um exemplo seria a falta de locais e equipamentos necessários para se praticar as modalidades adaptadas. A partir desses relatos refletimos sobre as dificuldades enfrentadas pelas instituições publicas, principalmente pensando na falta de investimentos governamentais, o que leva a prática do esporte adaptado ser mais incidente em instituições privadas, já que instituições privadas (Escolas, Clubes, Etc.) possuem mais investimentos voltados a providência de equipamentos adaptados e a construção de um ambiente favorável a prática do esporte adaptado. Levando em consideração tudo que foi pesquisado durante nosso projeto, chegamos a conclusão que a melhor maneira de superarmos esses desafios que encontramos para que o esporte seja praticado de forma correta e confortável, é um incentivo tanto social quanto financeiro por parte de órgãos governamentais, trazendo assim mais visibilidade e oportunidades para aqueles que necessitam do esporte adaptado.

    • Obrigado Fabiana, o nosso trabalho envolveu alguns desafios principalmente no momento da revisão bibliográfica e seleção dos artigos em que iríamos nos basear. Uma dificuldade que encontramos foi achar artigos que continham informações sobre todos os tipos de deficiência, muitos desses focavam somente em pessoas com deficiência física, excluindo grande quantidade de informação sobre as pessoas com deficiências mentais, por exemplo. A falta dessas informações fez com que excluíssemos alguns artigos de nossa revisão, e buscássemos em outras áreas de pesquisa que abrangiam esses assuntos (áreas até mesmo da psicologia).

  5. Ei pessoal, parabéns pelo trabalho! Realmente, ainda observamos algumas barreiras quando se fala de inclusão de portadores de deficiências físicas no esporte. Isso se justifica pelo fato de que, para que haja esse envolvimento, são necessários alguns cuidados sobre adaptação.
    Diante dos benefícios demonstrados e pela belíssima revisão bibliográfica feita por vocês, como acreditam que isso poderá influenciar na tomada de decisões por parte das escolas (ou em geral. Normalmente, são nas escolas que iniciam essas atividades)? Ou seja, como vocês acreditam que essas informações podem promover melhorias na inclusão destes no esporte?
    Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns para o grupo!

    • Olá Camila, agradecemos profundamente os elogios. A inclusão no esporte é uma questão importante e, como você mencionou, as escolas muitas vezes desempenham um papel fundamental na promoção dessa inclusão. Em primeiro lugar um dos objetivos da confecção do nosso trabalho gira em torno sobre alterações que podem e devem ser feitas para alcançarmos a inclusão no Brasil. Ainda que o processo seja longo e complexo, o primeiro método a ser discutido são as aulas nas escolas que dissertem sobre a inclusão. Tendo em vista essa base teórica, a convivência de grupos minoritários com o restante da sociedade se tornará mais harmônica.

  6. Parabéns pela abordagem de um tema que ainda é complexo para muitas pessoas. Quando se trata de inclusão, de qualquer gênero, ainda nos dias de hoje a exposição é complicada.
    Fico feliz por vocês terem escolhido o tema e conseguiram abordar para outras extremidades que ele alcança .
    Parabéns pelo envolvimento de todos!

  7. Meninos, parabéns pela escolha de um tema de inclusão social. Caso prossigam com este estudo, pode ser importante recorrer a entidades que promovem atividades para pessoas com deficiência. A Prefeitura de BH também tem um programa chamado Superar dedicado a este público.

  8. Parabéns pelo excelente tema e pela excelente abordagem.
    O esporte para pessoas com deficiência vai além dos benefícios físicos e para a saúde, é uma forma de inclusão muito importante e prazerosa.
    Fizeram um ótimo trabalho.

Deixe um comentário