ELETRÓLISE CASEIRA COM H2O DESCRISTALINIZADA: Hidrogênio e Amônia Verde
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Lidiane das Graças Santos,Marcelo de Mesquita Ferreira,João Vitor Gomes da Rocha,Thiago Eduardo Costa,Anna Clara Lima Gomes,Ana Clara Soares Eustáquio Oliveira Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

14 comentários em “64E – ELETRÓLISE CASEIRA COM H2O DESCRISTALINIZADA: Hidrogênio e Amônia Verde”

    • Bom dia, Thiago!

      Consegui acessar agora. Só tenho uma dúvida e me desculpe se se trata de uma ignorância minha: existe alguma diferença da geração de energia solar e da eletrólise (hidrogêneo verde)? Vi que vocês utilizam no protótipo também placa solar para captação da energia.

      • Boa Tarde, Nayara,

        Fique tranquila, é sempre um prazer responder qualquer dúvida, e nós que pedimos desculpa por não ter deixado nossa ideia clara, nosso processo é totalmente “verde”, utilizamos a energia solar para energizar a cuba eletrolítica onde de acordo com nossos estudos e o trabalho apresentado obtemos o equivalente ao dobro de energia podendo chegar até ao triplo, por exemplo, se a placa solar capta 60%, depois que essa energia passa pela cuba eletrolítica e temos os hidrogênios se “transformando em energia” na célula combustível e assim temos 120% da energia inicial.

        Espero que o processo “placa solar/cuba eletrolítica” tenha ficado claro.
        Caso haja mais dúvidas vamos ficar felizes em responder.

      • Boa tarde Nayara, e complementando o meu amigo Thiago, no sistema utiliza se dá energia para produzir mais energia, pois ao usar da energia solar para fazer separação das moléculas de hidrogênio obtém se milhares de moléculas gerando assim grande nível de energia química que mais tarde é transformada em eletricidade através da célula combustível.

  1. Parabéns pelo trabalho! O desenvolvimento de um protótipo que visa produzir energia limpa é bastante inovador e de grande relevância. Alguns questionamentos não ficaram claros para mim: Vocês utilizariam a energia solar na cuba eletrolítica para separar H2 do oxigênio. A energia do hidrogênio é inserida nas celas de combustível onde serão transformadas em energia elétrica em residências e empresas/indústrias, correto? Mas como um indivíduo pode fazer isso em nível domiciliar para abastecer sua residência, como foi dito por vocês, através da água da chuva, água da máquina de lavar etc. Essa metodologia não teria melhor custo-benefício em nível industrial? E onde entra a amônia verde nisso? Parabéns!

    • Olá, agradecemos muito por contemplar o nosso trabalho, a nível domiciliar é preciso escolher peças de acordo com o consumo da casa e a proporção de energia que a eletrolise tem potencial de produzir, como por exemplo usar um sistema de calhas que direciona a água para uma caixa d’ água onde seria armazenado a água, que será eletrolisada por um sistema de placas fotovoltaicas de acordo com a proporção e a quantidade de água no reservatório. E para o uso de energia pode ser realizado a troca com a cemig como é tradicionalmente feito com o sistema de energia solar. Em relação a amônia verde ela é utilizada no transporte do hidrogênio verde por ser um líquido transportável, ela é necessária para levar o hidrogênio verde a locais onde não é possível fazer a eletrolise devido a climas muito extensos.

  2. Boa noite, Jovens Cientistas! De muito valor a pesquisa de vocês, bem planejada, bem explicada. E sensacional o fato de se disporem a construir o protótipo, que, com certeza, encorajará outras pessoas a desenvolverem iniciativas para produção caseira de energia a partir da eletrólise da água. Minha sugestão, para uma próxima apresentação em vídeo, é que vocês incluam uma representação mais concreta (por meio de desenhos, fluxogramas ou outros elementos visuais similares) dos processos estudados e do protótipo planejado. Abraço!

Deixe um comentário