MINECRAFT: O USO DO JOGO NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL LÚDICA
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico
Grupo: Rodrigo de Figueiredo Soares,LARISSA DE MELLO EVANGELISTA Seja bem-vindo
Grupo: Rodrigo de Figueiredo Soares,LARISSA DE MELLO EVANGELISTA Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho
Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido e pela apresentação. Fico muito feliz de ver jovens tão engajados em contribuir com a ciência e pesquisa. Vi a preocupação metodológica com o trabalho e gostaria de fazer uma pergunta e deixar três sugestões para pensarem em futuros trabalhos.
Quanto a pergunta, gostaria de saber mais sobre como o jogo foi usado na atividade, se foi focando mais em uma disciplina ou se foi uma atividade isolada buscando apenas testar o que queriam entender em diversas perspectivas?
As sugestões são:
1 – Entendi que foi feita uma amostra aleatória simples de alunos de duas turmas. Assim, sugiro ampliar a amostra, considerando mais turmas, escolas de bairros diferentes ou até escolas particulares e públicas, visando entender se há alguma diferença no desempenho dos alunos;
2 – Sugiro também fazer uma amostra estratificada, ao invés de uma amostra aleatória simples, para buscar balancear com algumas características, como idade ou sexo. Ou seja, se em uma turma há mais meninos que meninas é necessário fazer esse sorteio de forma separada para que sejam distribuídos de forma proporcional e a amostra seja mais representativa;
3 – É necessário fazer o levantamento bibliográfico com cuidado no Google Acadêmico, pois há muitas publicações que não seguem critérios científicos de avaliação. A dica é ver se a revista se encontra na lista do “Qualis CAPES”. Além disso, há outras bases de referências confiáveis, como Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sempre busquem em mais fontes além do Google Escolar, que é muito bom, mas precisa estar atento a qualidade dos trabalhos encontrados.
Continuem se empenhando com a pesquisa e contribuindo com a ciência no Brasil que vocês estão trilhando um caminho brilhante!
Parabéns grupo pelo trabalho! Tenha interessante e inovador. Cautela na hora de escolher a base de dados para pesquisar artigos científicos. O jogo seria uma forma inovadora de modificar algumas metodologias de ensino, mas é importante avaliar minuciosamente quais os benefícios dos jogos para a estimulação cerebral.