114E - OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico
Grupo: Raissa Alves Araújo,José Fernandes Afonso,Eduardo Konzen Meira Rangel Seja bem-vindo
Grupo: Raissa Alves Araújo,José Fernandes Afonso,Eduardo Konzen Meira Rangel Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho
Prezados, bom dia! Parabéns a toda a equipe. O tema do trabalho é altamente relevante, especialmente após a pandemia. Após verificar o conteúdo do vídeo e do diário de vocês, gostaria de fazer ao grupo as seguintes perguntas:
1) Qual o percentual de alunos matriculados nas séries estudadas respondeu ao questionário da pesquisa?
2) Pensam que esta insatisfação dos alunos possa relacionar-se com a escalada da violência nas escolas?
3) Havia espaço no questionário para os alunos sugerirem melhorias? Se sim, quais foram as melhorias propostas?
Bom dia Fernanda, ficamos muito felizes por ter gostado de nosso trabalho! Respondendo às suas perguntas, aproximadamente 40% dos alunos matriculados nas séries estudadas responderam ao nosso formulário. Em relação ao aumento da violência nas escolas, pensamos sim que ele pode estar relacionado à insatisfação dos alunos, mas que o fator principal ainda seja o sistema educacional e seus métodos avaliativos adotados. E por último, infelizmente não havia um espaço onde os alunos pudessem sugerir melhorias, mas é uma ótima ideia para futuros aprimoramentos no nosso projeto. Muito obrigado novamente!
Bom dia! Parabéns ao grupo pela participação no evento e pela escolha do tema. Gostei muito da forma como o trabalho foi estruturado, os objetivos bem definidos. A apresentação foi ótima, ficou clara e lógica. Algumas sugestões sobre a apresentação e diário de bordo: o texto escrito poderia ter ficado no diário de bordo e a apresentação poderia ter sido feita em tópicos. No diário de bordo vocês poderiam ter apresentado também a estrutura do questionário.
Gostaria de fazer algumas perguntas e considerações sobre o delineamento do trabalho (não se assustem com a quantidade de palavras, já estou fazendo a pergunta e a reflexão que quero provocar com ela, ok?):
1. Vocês possuem a informação de quantos alunos de cada série/ano responderam ao questionário? Será que essa diferença poderia afetar os estados emocionais dos participantes, visto que são momentos distintos do percurso escolar do aluno?
2. Vocês perguntaram sobre o que os participantes acham do nível de dificuldade das atividades avaliativas realizadas por semana ou quantas atividades eles consideram um número aceitável? Vocês acham que essas informações poderiam afetar o resultado da pesquisa no que diz respeito aos estados emocionais provocados nos alunos pela escola? O peso de 1 atividade avaliativa é diferente de 5 atividades avaliativas por semana. Essa pergunta poderia ter sido mais estratificada para um resultado mais claro.
3. A idade dos participantes foi coletada? E qual o caminho profissional cada um pensa em seguir? Essas perguntas são referentes ao resultado obtido quando foi perguntado se os alunos acham que a escola os prepara para a vida profissional.
4. Como 2 participantes fizeram mais de 20 avaliações por semana? Todas essas avaliações foram aplicadas dentro do conteúdo programático da escola? Da mesma forma, algum participante da pesquisa estava cursando 0 matérias? Como avaliar o impacto do número de matérias para esse participante? Talvez fosse o caso de colocar como critério de inclusão apenas alunos que estivessem cursando 1 ou mais matérias.
5. O objetivo principal do trabalho era identificar distúrbios emocionais e psicológicos dos alunos participantes. Vocês pensaram em perguntar se o participante tinha um diagnóstico médico de alguma condição? Se o questionário foi virtual e anônimo, vocês acham que essa informação poderia enriquecer o trabalho para que a escola possa atuar junto aos alunos?
Como considerações finais, achei grave a informação de que a escola não oferece ajuda psicológica profissional, o trabalho de vocês foi extremamente importante e poderia abrir portas para um sistema de feedback dos alunos sobre as metodologias de ensino aplicadas pela escola. Com essa coleta de dados iniciais que vocês fizeram, já seria possível pedir uma proposta de ação por parte da escola.
Além disso, o formato da avaliação também pode estar afetando os estados emocionais dos alunos, já que no período de pandemia tudo ficou muito virtual. Atualmente com tantas tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula, como a inteligência artificial e outros recursos tecnológicos, a transição do virtual para o presencial pode ser suavizada. Em trabalhos futuros talvez seja interessante verificar também como as metodologias de aprendizado da escola podem ser atualizadas para melhor adaptação dos alunos no período pós-pandemia. Parabéns novamente pelo importante trabalho!
Boa tarde, Thais! Ficamos felizes que gostou do nosso trabalho, e muito agradecidos pelas críticas e sugestões. Bom, respondendo às perguntas:
1. Possuímos sim a informação de quantos alunos de cada série responderam ao questionário, e acreditamos que essa diferença poderia afetar os estados emocionais dos participantes, considerando que tecnicamente a “dificuldade” escolar aumenta de série para série.
2. Não chegamos a perguntar sobre isso aos alunos, mas Ccncordamos que perguntar aos alunos qual seria uma quantidade aceitável de atividades avaliativas por semana poderia afetar o resultado da pesquisa e que o peso de 1 atividade avaliativa é diferente de 5 atividades avaliativas por semana. Também, considerando que a grande maioria respondeu que realiza de 1 a 5 atividades avaliativas por semana, e também a grande maioria expressou insatisfações em relação a esse método avaliativo, pode-se concluir que provavelmente um número aceitável de atividades avaliativas na opinião dos alunos perguntados seria provavelmente um numero abaixo de 1 por semana ou aproximado a isso, como 1 a cada 2 semanas, por exemplo.
3. A idade dos participantes foi sim coletada, mas qual o caminho profissional cada um pensa em seguir não foi, infelizmente, uma vez que tais dados poderiam ter trago mais tópicos a serem discutidos.
4. Concluímos que provavelmente os 2 alunos que realizaram mais de 20 avaliações em uma semana provavelmente estariam em algum tipo de semana de conclusão de provas, onde um grande número de avaliações pode ter sido acumulada, ou uma semana em que tiveram provas que abrangiam diversos componentes curriculares, provavelmente aplicadas dentro do conteúdo programático da escola. Também acreditamos que nenhum aluno que respondeu ao formulário cursa 0 matérias.
5. Não perguntamos sobre os alunos terem diagnósticos médicos de alguma condição, mas concordamos que esses dados poderiam sim enriquecer nosso trabalho, e é uma ótima ideia para futuros aprimoramentos em nosso trabalho.
Acreditamos também que nosso trabalho poderia abrir portas para um sistema de feedback dos alunos sobre as metodologias de ensino aplicadas pela escola e para mudanças em nosso sistema educacional, e nosso objetivo é justamente conseguir melhorar a situação dos jovens estudantes, visando amenizar os problemas observados em nossa pesquisa. Muito obrigado pela participação e pelas perguntas novamente!
Muito obrigada pelo retorno! Parabéns novamente pela ideia e execução do trabalho, pela participação no evento e, agora, pelas respostas! Sucesso a todos!
Primeiramente gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho, foi muito bem apresentado.
O tema que vocês decidiram abordar é extremamente relevante e a ideia de propor um questionário pra essa avaliação é muito boa.
Também senti falta de encontrar no diário de bordo as imagens do formulário completo para que pudéssemos ter acesso as questões propostas.
Como muitos dos questionamentos que tive já foram apresentados pelas demais avaliadoras, gostaria de perguntar sobre possível proposta de intervenção pensada por vocês. Também acho preocupante a falta de apoio psicológico nas escolas e com os dados obtidos pelo trabalho seria válido apresentá-los a coordenação para pensar em caminhos para amenizar esses impactos. Talvez, a depender do que foi encontrado nas respostas, um ciclo de palestra trazendo especialistas para dar direcionamento aos alunos nas áreas que eles acham mais necessárias, ou até mesmo para os professores, trazendo sobre diferentes formas de avaliação e recursos didáticos. Vocês já pensaram em alguma proposta do tipo?
Além disso, creio que o formulário foi apresentado apenas na unidade que vocês estudam. Vocês pensam em ampliar para as outras unidades do colégio? Esperariam encontrar um perfil parecido entre as respostas de estudantes das diferentes unidades?
Mais uma vez, parabéns ao grupo pelo trabalho. Ficou MUITO bacana.
Boa tarde Nathalia, muito obrigado pela participação, ficamos muito felizes que tenha gostado do trabalho! Primeiramente, podemos enviar por aqui todas as perguntas contidas no formulário que elaboramos, caso queira, sem problemas! Em relação à nossa proposta, como foi apresentado no vídeo, nosso grupo acredita que seria uma boa ideia a implementação de psicólogos ou psicólogas profissionais nas escolas para que alunos passando por dificuldades pudessem ter apoio psicológico nas próprias escolas, mas concordamos que a realização de ciclos de palestra é uma ideia também muito válida e que poderia ajudar bastante a solucionar esses problemas, agradecemos muito pela ideia. Pensamos sim em não só ampliar nossa pesquisa para outras unidades do colégio, mas também para outras escolas do Brasil, para que pudéssemos ter resultados mais amplos e comparações melhores sobre esse tema. Baseando-se nas pesquisas que realizamos em diversos artigos científicos sobre esse tópico, pensamos que provavelmente encontraremos respostas parecidas em outras unidades e colégios, uma vez que os vários distúrbios psicológicos foram encontrados em escolas de todo o Brasil, por exemplo. Mais uma vez, muito obrigado pela sua participação!
Olá, Miguel! Pela apresentação foi possível ter uma ideia das perguntas, mas fica mesmo a sugestão de colocá-las também por completo no diário de bordo. Agradeço pelo retorno e mais uma vez gostaria de parabenizar o grupo pelo empenho e demonstração de engajamento e domínio do conteúdo respondendo as perguntas que foram feitas. Desejo a vocês muito sucesso nas próximos etapas!
Olá, pessoal! Parabéns pelo trabalho extremamente relevante e atual, principalmente pelos inúmeros casos tristes que presenciamos nesses últimos tempos. Evidenciar a saúde mental no âmbito acadêmico é muito importante.
Muitas das minhas questões já foram feitas acima, pelas outras avaliadoras e sanadas por vocês.
Gostaria apenas de sugerir que na apresentação evidenciassem mais os resultados, colocando slides que chamem atenção principalmente para os gráficos, que nos contam uma história mais direta e visual.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho e iniciativa.