4 comentários em “115E – Pagos vs Gratuitos: Uma Perspectiva sobre Sistemas e Softwares”

  1. Oi Fhilippe!

    Parabéns pelo seu trabalho, muito interessante! Eu mesma sempre tive preconceito em relação ao Linux, tanto que nunca utilizei ou soube muito sobre ele. Achei sua apresentação bem clara e direta, você parece dominar muito bem o tema. Além desse seu trabalho, como você divulgaria o Linux e suas vantagens para as pessoas de uma forma dinâmica? Por exemplo, para outros estudantes como você.

  2. Olá, Felipe Gabriel! Parabéns pela iniciativa e projeto. =) Você escolheu uma temática desafiadora, pois apesar da sua geração ter nascido em um mundo tecnológico, a maioria das pessoas do mercado de trabalho atual pertence a uma geração de transição que precisou aprender e se adequar a tecnologia, ou seja, há um grande desafio na comunicação para atingir e cativar esse público! Certo?

    Seu objetivo geral é bastante relevante: aumentar a adesão de projetos Open Source pela comunidade geral, com foco no Linux. Para isso, tenho algumas perguntas e no final farei algumas sugestões:
    1- A tecnologia tem mudado o mundo: cite 3 aspectos positivos e 3 pontos negativos advindos com a tecnologia.
    2- Como você pretende fazer com que as pessoas se interessem por softwares que não possuem um marketing tão fortalecido?
    3- Cite 3 estratégias para aumentar a adesão dos usuários domésticos pelo Linux.
    4- Você acredita que a maioria dos usuários domésticos pensa sobre a escolha do sistema operacional que ele utiliza? Ou você acredita que eles apenas adquirem o computador e já utilizam os softwares instalados?
    5- A utilização de computadores têm diminuído pela população geral. A tecnologia Open Source pode ser utilizada em dispositivos móveis, como tabletes e celulares?
    6- Qual setor comercial tem um maior potencial de se beneficiar com o Linux? Como divulgar essas informações para ele?
    7- Você acredita que os grandes centros de pesquisa poderiam ser um bom mercado para você investir suas estratégias de divulgação? Afinal, pesquisadores precisam de softwares, programas e análises diferenciadas e, por vezes, criativas para conseguirem solucionar seus problemas de pesquisa.

    Sugestões:
    1- Reescreva seus objetivos específicos de maneira mais clara, objetiva e viável. Aponte as tarefas que serão executas de acordo com os resultados esperados.
    2- Os resultados só irão existir depois que você aplicar seu projeto.
    3- A escrita do projeto pode ficar mais clara. Você pode criar um esquema para traçar uma lógica para a escrita. Assim, seu projeto ficará mais claro.
    4- Esse é um projeto excelente! Divulgue suas ideias para seus colegas! Assim vocês podem realizar um excelente trabalho em equipe!

    Sucesso!!

  3. Oie! Menino, que tema complexo haha, amei!

    Claramente você tem muito domínio sobre o assunto, dá para ver tanto na sua apresentação quanto no seu diário de bordo. Acredito que este tema seja complexo para a maioria das pessoas justamente pelo que você pontuou, de que ele não é muito divulgado – e a linguagem de programação não é uma coisa tão popularizada, o que torna difícil para as pessoas acompanharem tanto o raciocínio quanto os prós e contras das tecnologias.

    Estou impressionada com seu diário de bordo, uma pesquisa muito bem feita e completa. Consegui entender bem mais da temática por lá, até porque entendo que o tempo do vídeo é limitado e no diário de bordo você teve mais espaço e liberdade para escrever bastante sobre o assunto.

    Sua apresentação foi muito boa! Uma sugestão que te dou é pensar em termos ou exemplos que sejam um pouco menos técnicos e mais informais. Notei que você já tentou fazer isso rs, mas quando se fala de popularização de um assunto (ou sistema, neste caso), o primeiro passo é tornar a comunicação o mais clara possível para que você possa convencer as pessoas a usar este produto, e ainda está um tiquinho complexo rs.

    Arrasou muito, parabéns! 🙂

  4. Olá Felipe!.
    Parabéns pelo seu trabalho. Achei bem interessante o desafio de apresentar as tecnologias de acesso gratuito. Na educação isso tem um impacto muito considerável.
    Diante, as informações que você levanta, como percebe a importância dos sistemas gratuitos em projetos educacionais? Como poderíamos popularizar o uso destes sistemas na escola?
    Abraços e parabéns!!!!

Deixe um comentário