SIFU: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE LUTAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Categoria E: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Ana Emanuella Santiago De Oliveira Gonçalves,Bianca Rodrigues Silva,Cássio Luiz Araújo Pereira,Danilo Américo Pereira da Silva,Evelyn Camily Ackes,Thaís Rodrigues dos Santos Neto Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

2 comentários em “139E – SIFU: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE LUTAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA”

  1. Olá, a pesquisa apresentada é extremamente criativo e apresenta uma temática de grande relevância para o campo da educação, em especial para o ensino de educação física. Gostaria de parabenizar ao grupo e também queria saber por que escolheram estudar sobre kung fu? E quem apresentou o jogo “Sifu” para vocês?
    Gostaria de sugerir aos/às pesquisadores/as que aprofundem mais na metodologia. Seria interessante estudarem mais sobre a pesquisa bibliográfica e, para isso, indico o livro “Como elaborar projetos de pesquisa” de Antônio Carlos Gil.
    Uma outra dica, o vídeo de apresentação e o diário de bordo seriam mais interessantes se tivessem fotos demonstrando as etapas da pesquisa, a saber: aula expositiva, dados da pesquisa bibliográfica e dados do formulário. Vocês teriam essas imagens no acervo de vocês? Há algum motivo para não apresentarem?

    • Prezadas autoras e professores orientadores, boa noite.
      Desejo que estejam bem e aproveitando a nossa Feira.

      Gostaria de parabenizar vocês pelo trabalho realizado. O tema é relevante, contemporâneo e traz contribuições importantes para as discussões educacionais no âmbito do ensino de Educação Física na escola, da aprendizagem lúdica e significatica e das práticas de lutas de demais corporeidades. O vídeo ficou bastante interessante, já apresentando ao público o jogo Sifu. Assim como a colega avaliadora, senti falta de um Diário de Bordo mais interativo e mais ilustrativo. Ficou curiosa pelos registros dos estudantes na prática do Sifu.
      Gostaria de chamar a atenção para um ponto: a classificação indicativa. Em uma rápida pesquisa, verifiquei que alguns sites informam a classificação de 17 anos, para algumas versões do jogo. Em algum momento, houve a reflexão sobre essa classificação? Por se tratar de uma pesquisa com indicação de um recurso educacional, seria muito importante realizar essa reflexão, uma vez que parte dos estudantes público alvo estariam fora da classificação etária. Uma outra questão é a respeito da circulação. O jogo não é apresentado em uma versão gratuita. Como as questões para a garantia de acesso foram pensadas no trabalho?

      Mais uma vez, parabéns!

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