Veja as categorias:


A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO GTD 'O QUE NÃO APRENDER COM OS ANIMES'
Categoria B - Trabalho concluído: Estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: Eliene de Souza Paulino,Ismael Neiva,Ruan Faustino Rios,Larissa Cristina Velloso Dias,Carlos Alexandre Martins Queiroz,Clarice Andrade Pereira,Letícia Souza Lima Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

49 comentários em “A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO GTD “O QUE NÃO APRENDER COM OS ANIMES”

  1. Fiquei sem palavras após ver como esse projeto foi desenvolvido. O tema é tão interessante e foi abordado tão bem que fico até emocionado. Que jeito maravilhoso de fazer os alunos refletirem com mídias com as quais eles já tem contato.

    Também amei a execução do diário de bordo. Nele só fica mais evidente o carinho pelo projeto e o cuidado na organização de tudo.

    Parabéns!!!!!!!

    • Lázaro, obrigada pelos comentários.

      Tivemos a sorte de contar com a Larissa, nossa monitora da graduação, seu olhar e ideias sensíveis para a execução das atividades!

      Um abraço!

  2. olá, boa tarde! me chamo Maria Eduarda Madeira, tenho pouca experiência com anime, mas diante do conteúdo desenvolvido pelos alunos, fica extremamente interessada. O diário de bordo ficou extremamente bem feito. Amei o trabalho, desejo sucesso a todos os envolvidos!

    • Olá, Maria Eduarda! Muito obrigada pelo seu comentário.

      Meu conselho é que, para começar, você faça o quiz citado pelo Ruan e encontre seu anime ideal. Divirta-se e claro, não se esqueça de assisti-lo criticamente!

  3. Projeto incrível! Muito bom ver como é possível guiar com sensibilidade e responsabilidade os adolescentes a ter senso crítico com o conteúdo que consomem. Bonito demais ver o engajamento deles e o material ficou impecável! Parabéns aos envolvidos.

    • Obrigada pelo comentário, Débora! Realmente, é preciso ter responsabilidade na hora de executar as atividades com os alunos, ressaltar os pontos positivos sem ignorar os problemas.

  4. Que trabalho incrível! Já fui monitor do 5ºA (atual 6º) e sei bem como todos se interessaram por este tema. É sempre muito importante questionar sobre o que estamos consumindo. E o diário de bordo nem preciso falar… já vou chamar para fazer a apresentação dos slides do meu TCC porque está INCRÍVEL! hahahaha abraços e um beijão <3

    • Obrigada pelo carinho, Ícaro! Já que você os conhece, sabe bem como essa turminha é cheia de energia na hora de executar as atividades, principalmente sendo um tema tão popular. Sobre a apresentação, pode contar com a gente! Ficamos felizes com a visita, abraços!

  5. Amei o trabalho de vocês! Eu nunca gostei muito de animes exatamente por muitos deles terem visões preconceituosas sobre várias coisas, mas esse trabalho me fez repensar isso e em como é possível assistir animes de uma forma crítica, aprendendo as boas lições e observando também os traços negativos. Fico feliz que os professores estejam conseguindo levar isso pra sala de aula, parabéns!

  6. Boa noite!

    Quero parabenizá-los pelo trabalho! O tema escolhido é muito atual e altamente relevante para discussões em sala de aula. Tenho certeza de que o projeto foi muito proveitoso.

    O vídeo ficou ótimo: adorei a participação dos alunos. Todos pareceram muito empolgados e envolvidos com o assunto. Também ressalto o “Diário de Bordo”, que ficou incrível. Gostei muito da seleção de imagens, da música de fundo e do texto claro e objetivo.

    De acordo com o quizz, meu anime ideal é: “Saiki Kusuo no Psi-Nan”. Já vou assistir.

    Abraços!

    • Obrigada, Carolina!

      Que bom que fez o quiz. Esperamos que goste de assistir o anime.

      Os estudantes se mostram mesmo engajados quando o tema os interessa. No caso dos nossos GTDs (Grupo de Trabalho Diferenciado), eles puderam votar em uma oficina e esta foi a escolhida. Apesar de alguns alunos não gostarem de animes, avaliamos que todos aproveitaram bem as discussões.

  7. Adorei pra caramba o diário de bordo de vocês 🙂 Acabei tirando Mob Psycho 100 no quiz, então talvez eu finalmente assista a esse anime kkk. Todas as explicações dadas por vocês ao longo do vídeo ficaram boas demais (de verdade), visto que cada um dos integrantes conseguiu passar cada detalhe de uma forma muito clara. Parabéns por todo o trabalho e empenho que vocês tiveram 🙂

  8. Eu adorei a apresentação de vocês , foi bom para matar um pouco da saudade. Esse tema me fascinou e com certeza foi um tema muito querido por todos os alunos que participaram do GTD. Eu adorei os comentários e as observações sobre os animes, infelizmente muitas vezes nós não percebemos o quão problemático pode ser a atitude de alguns personagens . Foi bom conhecer mais sobre esse mundo com vocês.

    • Muito obrigada pela visita, Letícia! Você presenciou bem de perto a nossa trajetória e sabe como os estudantes se empenharam nas oficinas e nas atividades. Foi um prazer compartilhar esses momentos com você, obrigada!

  9. Esse projeto ficou sensacional, a criatividade no diário de bordo com as atividades e a música de fundo ficou impecável, prendeu minha atenção por bastante tempo. Os alunos pelo visto estavam bem interessados no projeto, já que todos apresentavam ótimas respostas na atividade, inclusive por meio do vídeo. Tirei Keep your hands off Eizouken no quiz, vai entrar no topo da listinha para eu assistir. Parabéns aos envolvidos no projeto, ficou incrível!

  10. Parabéns Larissa, professores e alunos!
    Muito interessante esse trabalho.
    Sem contar que essa estratégia de ensino horizontal, que desafia os professores, tende a ter muito sucesso no ensino.
    Espero que continuem com essa metodologia.
    Abraços.

  11. Gostei muito do diário de bordo, não conhecia a plataforma e achei incrível a forma como utilizaram. Ficou bem claro como foi bem desenvolvido o trabalho e como os alunos ficaram engajados com o tema.

Deixe um comentário