Veja as categorias:


PANDEMIA DA COVID-19: IMPACTO NOS SERVIÇOS URBANOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG).
Categoria B - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental

Grupo: Felipe Davi de Souza Silva,Filipe Santana Silveira,Gabriel Gonzaga Vaz,Debora Cristina de Oliveira Silva nunes,David Collares Achê Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

10 comentários em “PANDEMIA DA COVID-19: IMPACTO NOS SERVIÇOS URBANOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)”

  1. Olás! Que trabalho bacana! Apresenta temática relevante e necessária, nesse momento de crise sanitária que envolve toda nossa sociedade.
    Vocês estão de parabéns pelo modo como se organizaram e pelos registros dos encontros no diário de bordo.
    Gostaria de fazer dois questionamentos:

    – Vocês registram dificuldades no que se refere ao envolvimento dos integrantes do grupo. Seria possível mencionar algumas dessas dificuldades?
    – Vocês conseguem prever algumas hipóteses nas conclusões da pesquisa?

    Parabenizo a todos vocês e reforço minha admiração pelo tempo dedicado à produção de conhecimento, sobretudo com temáticas que envolvem a melhoria da vida em sociedade.
    Forte abraço,
    Cecília

    • Obrigado por ter disponibilizado o seu tempo para ver o nosso projeto! Boa pergunta!
      As questões de envolvimento foram logo superadas. Tratou-se de desencontros virtuais e como para alguns estudantes era o primeiro contato com a pesquisa, gastamos tempo discutindo sobre a importância do comprometimento com a pesquisa, com as tarefas.
      Sobre a segunda pergunta “Vocês conseguem prever algumas hipóteses nas conclusões da pesquisa?” Sim, umas das nossas previsões é sobre a primeira hipótese apresentada, que sim a pandemia provocou um aumento na quantidade/padrão de água, esgoto e de resíduos sólidos. Acreditamos que principalmente na questão de esgoto e resíduos sólidos.

  2. Parabéns pelo trabalho!
    O tema escolhido é de extrema importância para o nosso cotidiano!
    Gostei muito do trabalho e da forma como foi construída a proposta, mas senti falta de uma melhor explicação dos resultados parciais. Quais aspectos do saneamento, tratamento de água e esgoto, coleta e destinação de lixo foram compreendidos?
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e apresentação.
    Abraços,
    Danielle

    • Boa noite, nós agradecemos a atenção e os elogios!
      Em nossa pesquisa compreendemos saneamento como ações que o ser humano realiza para manter ou alterar o ambiente. O tratamento de água, por exemplo, foi compreendido que o mesmo é feito de modo natural pelo planeta, entretanto, como isto leva um tempo que a demanda não pode esperar, foi necessário a criação é estágios de purificação para agilizar o processo, e estes são encontrados em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Por outro lado, no tratamento de esgoto, as matérias não aproveitadas que se encontram em estado líquido (águas residuárias), as quais são geradas em qualquer tipo de processo produtivo, passam por um processo de limpeza com etapas semelhantes em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). A coleta e destinação de lixo foram compreendidos como a retirada de todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade com a finalidade de despejá-los, tratá-los, transformá-los em adubo e/ou incinerá-los.

  3. Hey, pessoal! Ótimo trabalho, de verdade. É importante que a população, de modo geral, avalie as condições do trabalho público no saneamento básico, pois caso não esteja sendo executado da maneira correta, é de extrema importância que cobremos o melhoramento. Além do mais, devemos considerar, como dito, se a água dos esgotos estão com o vírus, assim como os lixos descartados, pois isso afeta a população e ao trabalhador que lida com tais resíduos. Contudo, queria saber: antes de formularem o trabalho, vocês consideraram as empresas de coleta seletiva? Utilizando-se do trabalho apresentado, quais as conclusões que vocês utilizam para avaliar o tratamento de lixos recicláveis? Além do mais, sabemos que com tal crise climática que estamos passando, é necessário ter atitudes sustentáveis.
    Queria saber se vocês pretendem prosseguir com o trabalho. Colocar a coleta seletiva como pauta do próximo, seria muito legal, tanto para a conscientização da população quanto para aquelas pessoas que se interessam pelo tópico, como eu.

    Enfim, ótimo trabalho. Parabéns para o grupo!

    • Muito obrigado Enrique!
      Respondendo suas perguntas, nós não consideramos nenhuma empresa de coleta seletiva antes de formularmos o trabalho, entretanto, conforme o projeto foi sendo desenvolvido, nós consideramos apenas o órgão que faz a coleta seletiva na cidade (o Departamento Municipal de Água e Esgoto – de Uberlândia).
      Ao fazermos o levantamento biblíográfico, observamos que nossa cidade tem um sistema de coleta seletiva muito eficiente pois, além de ter como objetivo promover a inclusão social dos catadores e atender 61 dos 77 bairros da cidade, a coleta utiliza de intermédio 5 associações e 1 cooperativa conveniadas à Prefeitura, para onde os resíduos recicláveis adquiridos são encaminhados, que oferecem espaço físico e infraestrutura para a triagem e comercialização do material, o qual é vendido pelos próprios catadores após as etapas realizadas no espaço.
      E, por mais que o trabalho tenha capaciadade de expansão para áreas de outros serviços urbanos do município, não pretendemos prosseguir com o trabalho para os próximos anos.

Deixe um comentário