Veja as categorias:


Desenvolvimento de sistema de rastreamento ocular utilizando webcam
Categoria D - Trabalho concluído: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Felipe Ferreira da Silva Santos,RENATO EVANGELISTA DE ARAUJO,Diógenes Soares Moura Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

15 comentários em “Desenvolvimento de sistema de rastreamento ocular utilizando webcam”

  1. Parabéns pelo trabalho! Não sou da área, mas me parece algo bastante sofisticado. Fico muito feliz de ver alunos trabalhando com programação na educação básica. Gostaria de saber quais são as perspectivas futuras de vocês? Como vocês pensam em aplicar esse produto? É possível rentabilizar? Gerou alguma publicação?

    • Obrigado! Desde já quero agradecer bastante pela mensagem de apoio!
      i) A ideia é no futuro aplicar os frutos dessa pesquisa(PIBIC-EM) para o ambiente laboratorial, pois a pesquisa também tem um pé na área de saúde, mas para isso é necessário ainda realizar mais experimentos.

      ii) Não sei ao certo se é possível rentabilizar, acredito que meus orientadores estão mais aptos para responder essa pergunta, lhe peço perdão.

      iii) Esse trabalho foi apresentado no último encontro de iniciação científica da UFPE e surgiu, no final do ciclo iniciação cientifica, a oportunidade de apresentar na FEBRAT!

  2. Parabéns pelo trabalho promissor, Felipe e orientadores!
    É realmente interessante ver como as diversas áreas podem se conectar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.
    Queria saber de onde surgiu a ideia que estão desenvolvendo e quais seriam as primeiras aplicações desse projeto.

    Sucesso pra vocês!

    • Muitíssimo obrigado pelo comentário! Sobre a ideia os meus orientadores podem falar melhor, mas se eu não me engano já era um desejo a realização desse projeto, pois havia estudos(por parte dos meus orientadores) realizados antes do inicio da minha iniciação cientifica e quando abriu a inscrição do PIBIC esse projeto foi apresentado a mim. Acredito que as primeiras aplicações do projeto serão direcionadas para a área de saúde, sendo mais especifico para a detecção das patologias citadas no video, pois segundo a literatura um usuário desprovido de patologia apresenta uma reação média de 200 ms no experimento de deslocamento de um ponto à outro, mas vale salientar que esta etapa é para o futuro.

    • Boa tarde, Giovanni! Obrigado pelo comentário. A ideia surgiu a partir de conversas com um médico oftalmologista do HC da universidade. Ele nos apresentou um rastreador ocular portátil e a partir disso pensamos em desenvolver utilizando uma Webcam e mais recentemente estamos com projeto com outro estudante do Colégio de Aplicação para desenvolver um rastreador ocular baseado em smartphone. Com relação às aplicações, o Felipe já mencionou.

Deixe um comentário