Veja as categorias:


DESENVOLVIMENTO DO DESTILADOR SOLAR COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA SALOBRA.
Categoria D - Trabalho concluído: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Fernando Augusto Moreira,Ana Clara Gomes Oliveira,Carla Mariele Silva Ribeiro,Wallisson Rabs Salagier Ignacio da Cruz Junior,Iara Clarindo Gaspar Cunha Cunha Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

59 comentários em “DESENVOLVIMENTO DO DESTILADOR SOLAR COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA SALOBRA”

  1. Muito obrigada ao nosso orientador Fernando Augusto por ter nos ajudado no desenvolvimento do nosso projeto e aos colegas do grupo pela persistência e sabedoria para trabalhar em grupo.

  2. Agradeço a colaboração da ETMSL, instituição a qual permitiu o aprendizado necessário para o desenvolvimento deste projeto acadêmico juntamente com o professor Fernando Moreira, que nos orientou e colaborou na produção deste projeto que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

  3. Parabéns pelo trabalho pessoal , gostei bastante da proposta e vejo futuro no protótipo do destilador solar para as camadas de baixa renda . Tenho uma dúvida , o que vocês propuseram para o sal que foi obtido ?

    • Bom dia,

      No protótipo foi usado uma quantidade pequena de Cloreto de Sódio (então foi descartada).

      Caso o projeto expanda a ideia é uma parceria com uma empresa salina.

    • Olá Barbara, o sal obtido pode ser destinado para alimentação animal ou para alguma empresa que o utilize como insumo. Mas vale lembrar que será necessário conhecer bem sua pureza antes de qualquer aplicação. Gratidão pelo comentário e mantemos a disposição!

    • Willan,

      Temos como objetivo dar seguimento na ciência com descobertas que proporcionem bem estar a população!

      Para sua apreciação, uma frase que muito impulsiona os cientistas.

      “É o meu desejo mais sério que alguns de vocês continuem a fazer o trabalho científico e mantenham a ambição e a determinação de fazer uma contribuição permanente para a ciência.”
      Marie Curie

  4. Diante de um aspecto ambiental tão ameaçado, é um projeto audacioso e que pode trazer muitos benefícios para todos, parabéns pela apresentação e pela iniciativa de grande importância para um futuro melhor.

    • Julis,

      A perspectiva de poder trazer algo inovador é característico da equipe que constitui o trabalho.

      Precisamos elevar a ciência e de alguma maneira tentar gerar nesta nova geração, crianças, adolescentes e adultos curiosos e ansiosos por respostas!

      Obrigada pela atenção ao projeto.

    • … linda forma de desenvolvimento para a viabilização do uso de águas salobras para consumo humano. Estes métodos alternativos de diminuição dos sais e que adicionalmente proporcionam a eliminação de microrganismos patogênicos, que não causem impacto ambiental e sejam economicamente viáveis para pequenos agricultores, é de suma importância em uma visão micro e macrorregional.

      É importante frisar que a dessalinização por destilação solar proporciona água segura para o consumo humano e é de fácil aplicação, fácil transferência aos usuários de comunidades dispersas de agricultores e outros setores sócio-ocupacionais sem água potável.

      Parabéns… pelo lindo trabalho.

      • Obrigado pelo feedback, entendemos que um dos graves problemas da sociedade é a disponibilidade de água para as populações de baixa renda, o intuito dos materiais de baixo custo seria para melhorar esse acesso e juntamente melhorar as condições de vida das pessoas.

      • Muito obrigado Marcelo, desenvolver alternativas capazes de alinhar a sustentabilidade econômica e ambiental é essencial para garantir a disponibilidade de água potável para essa e futuras gerações. Agradecemos pelas palavras que validam a relevância de nosso trabalho! Gratidão!

    • Obrigada pelo feedback estamos crentes Francyelli que alternativas sustentáveis como o destilador mudam o dia a dia das pessoas . Além de instruir um projeto social de reciclagem em benefício do próximo .

    • Muito obrigado dyonathan pelo feedback, entendemos que a ciência tem como pilar o desenvolvimento de projetos para auxiliar a população a ter uma boa qualidade de vida e permitir acesso às tecnologias e água tratada, indiferente da condição financeira, sempre será a nossa meta.

    • Muito obrigado pelo feedback professora, agradecemos muito os seus ensinamentos, que contribuíram também para a elaboração desse projeto de melhora da qualidade de vida das pessoas.

    • Obrigado pelo feedback Wille, visamos sempre a igualdade, é o acesso à água tratada contribui para essa igualdade, a utilização de materiais de baixo custo aumenta a adesão desta tecnologia para pessoas mais simples, auxiliando a melhora da qualidade de vida l.

  5. Prezados estudantes e professor orientador, parabenizo todos vocês pelo trabalho desenvolvido.
    Gostaria de fazer alguns apontamentos referente ao material apresentado:
    1) O termo material reutilizado não se adequaria melhor ao trabalho desenvolvido do que o termo material reciclável?
    2) O termo “evaporização” utilizado na descrição do desenvolvimento/resultados não deveria ser substituído por evaporação?
    3) No Diário de Bordo da equipe, as fotos do destilador 4 não estão com as setas informadas no texto.
    4) 4) É necessário que o grupo faça uma revisão da norma padrão da Língua Portuguesa em algumas partes do Diário de Bordo.

    Finalizando, gostaria de parabenizar às estudantes que fizeram a apresentação do vídeo, bem a todos os componentes pela importância e relevância do tema trabalhado no Projeto de Pesquisa de vocês.

    Forte abraço, Ana Cristina.

    • Olá Ana, muito obrigado pelas relevantes considerações. Este trabalho é fruto de um desafio proposto aos estudantes na disciplina de Processos Industriais do curso de Química da Escola Técnica de Sete Lagoas. Foi motivado pela impossibilidade de realizar aulas práticas no primeiro semestre de 2021, na tentativa de reduzir os prejuízos pedagógicos da pandemia. Esta foi a equipe que apresentou o melhor trabalho, sendo por isso, convidados por mim a apresentar na FEBRAT. Mesmo sendo em sua maioria estudantes trabalhadores aceitaram também este desafio. Espero que os equívocos apresentados não possam ofuscar todo entusiasmo e dedicação da equipe. Mais uma vez, agradeço cordialmente as considerações!

      • Professor Fernando, com certeza as questões apontadas não são no sentido de ofuscou todo entusiasmo e dedicação da equipe, mas no sentido de contribuir para que os estudantes possam cada vez mais aprimorar o trabalho tanto em relação ao texto quanto na apresentação oral.
        Como destaquei, parabenizo às estudantes que fizeram a apresentação do vídeo, bem a todos os componentes pela importância e relevância do tema trabalhado no Projeto de Pesquisa.

        Forte abraço, Ana Cristina.

    • Muito obrigado Santer! Este trabalho foi integralmente desenvolvido pela equipe no primeiro semestre de 2021, tentando suprir a ausência das atividades práticas neste período em função da pandemia. Fico feliz em saber que a dedicação e entusiasmo da equipe tenha ficado evidente na apresentação do trabalho! Gratidão!

  6. Trabalho Incrível, excelente muito bem dividido e bem apresentado . Gostei muito do tema do projeto é um tema muito bom e importante de ser discutido, aos integrantes agradeço pela intenção nobre de querer levar agua potável a maior quantidade de pessoas que não tem acesso a esse recurso tão fundamental e infelizmente cada vez mais escasso. Meu parabéns a todos e todas novamente, espero que esse projeto se torne em um futuro próximo uma realidade de muitas pessoas para facilitar a vida de muitos.

    • Gustavo,

      Sua percepção positiva sobre o nosso projeto, mostra o quanto é desafiador e necessário para a população em si!

      É justamente essa ideia. ….”esse projeto se torne em um futuro próximo uma realidade de muitas pessoas para facilitar a vida de muitos ….”

      Obrigada pelo interesse em nosso trabalho.

Deixe um comentário