Veja as categorias:

A CRISE DE 1929 REPRESENTADA NA IMPRENSA BRASILEIRA
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Adrian Nunes de Carvalho,Charles Sidarta Machado Domingos Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

4 comentários em “A CRISE DE 1929 REPRESENTADA NA IMPRENSA BRASILEIRA”

1. Bom dia!!Gostaria de parabenizá-los pela escolha do tema trabalhado e pela apresentação clara e coerente do projeto! Ao ler as notas do diário de bordo percebi que o trabalho foi realizado principalmente em 2019, com pouco avanços em 2020 e 2021. Sendo assim, gostaria de saber melhor sobre os resultados encontrados na pesquisa, os quais são apenas aventados na apresentação, mais especificamente no que diz respeito às ligações do jornais estudados com a política e o poder de então. Também gostaria que falasse um pouco sobre os resultados encontrados no tocante aos objetivos específicos citados na apresentação.

• Boa tarde! Primeiramente, agradeço pela atenção e pelas palavras de apoio, isto é muito importante para nós e para o aperfeiçoamento de nosso projeto. Realmente, grande parte do trabalho foi realizado durante o ano de 2019, pois após março de 2020 a pandemia acabou afetando o pleno desenvolvimento de nosso projeto. Sobre os resultados, acompanhamos as movimentações nos dois periódicos durante os dias que sucederam a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e percebemos que o Jornal Correio da Manhã não hesitou em apontar os fatos que ocorriam nos Estados Unidos em sua plena integridade, enquanto o Jornal do Brasil apresentou a situação de forma “mascarada”, não dando a devida importância ao tema. Com isto, concluímos que o Jornal do Brasil se encontrava alinhado com os ideais da conjuntura política da época, marcados pela República Oligárquica, que possuía forte base na produção de leite e café do sudeste brasileiro, enquanto o Jornal Correio da Manhã poderia se encaixar em uma destas opções: um jornal imparcial que não media esforços para mostrar a real situação do país aos seus leitores; ou um jornal opositor ao governo, que possuía o objetivo de desestabilizar a conjuntura política da época. Como o objetivo geral de nossa pesquisa consiste em demonstrar como os periódicos retrataram a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, buscamos não aprofundar o tema das relações de poder presentes na época para que o foco no problema central não fosse perdido. Quanto aos objetivos específicos, pudemos perceber que o principal impacto sentido em nosso país foi a crise instaurada no setor cafeeiro do Brasil, pois os Estados Unidos eram os maiores compradores de café brasileiro e, no momento em que sua economia entrou em colapso, o setor cafeeiro de nosso país foi consequentemente desestabilizado. Em razão disto, somos diretamente levados ao outro objetivo, percebendo que a população sofreu fortemente com o desemprego em razão da crise desencadeada no setor cafeeiro, que afetou outros diversos setores e paralelamente trouxe consequências como crises financeiras localizadas, fome e miséria.

• Boa resposta, entendo que o trabalho poderia ter sido inscrito como trabalho concluido, não?
        Apenas alguns pontos para reflexão, quando você fala da possibilidade de imparcialidade do Jornal Correio da Manhâ deve ter em mente que toda fonte, por mais que tente, sempre terá um ponto de vista e uma posição política. em uma rápida pesquisa na internet foi fácil identificar que o Jornal correio da Manhã se caracterizou por ser um forte oposicionista dos governos federais. Entendo que o aprofundamento nas questões de poder poderia enriquecer o trabalho e melhor explicar o seu objetivo geral.
        Mas novamente são questões apenas para refletir e não desmerecem o bom trabalho realizado!!