Veja as categorias:


ESTUDO MICROBIOLÓGICO DOS MÉTODOS DE HIGIENIZAÇÃO SANITÁRIA DE SUPERFÍCIES A PARTIR DO USO DE MEIOS DE CULTURA ALTERNATIVO
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Fernando Augusto Moreira,Ana Luiza Silva Pereira,Julia Cezar de Lima,Clenice Flores de Sousa,Amanda Kelly Lanza Silva Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

112 comentários em “ESTUDO MICROBIOLÓGICO DOS MÉTODOS DE HIGIENIZAÇÃO SANITÁRIA DE SUPERFÍCIES A PARTIR DO USO DE MEIOS DE CULTURA ALTERNATIVO”

  1. Parabéns pela qualidade do trabalho e pela pertinência do mesmo. Queria saber se a ideia é fazer apenas uma análise, um levantamento bibliográfico sobre o assunto ou se estão pensando, uma vez conseguido mais resultados, produzir algo para publicação, visto que os resultados são muito coerentes para a atualidade.

    Parabéns aos envolvidos, em especial Ana Luiza Silva Pereira e Julia Cezar de Lima pelo empenho e dedicação. Que continuem entusiasmadas na adesão e produção de conhecimento.

    • Olá Ricardo, muito obrigada pelas considerações sobre o trabalho e pela pergunta! Continuaremos trabalhando nos experimentos para obter mais resultados futuros, um dos nossos objetivos é realizar a escrita de um artigo científico sobre nossa pesquisa. E queremos desenvolver um meio de cultura alternativo que apresenta baixo custo e seja acessível para a realização de outras pesquisas microbiológicas, com o retorno das atividades presenciais vamos aplicar o monitoramento de pontos estratégicos do colégio, testando melhor o método.

  2. Parabéns pela apresentação, meninas! Muito interessante e extremamente didática. Fiquei curiosa sobre o que levou o grupo a escolher exatamente esses dois ingredientes (caldo de carne e gelatina) para a elaboração do meio de cultura. Além disso, gostaria de saber se vocês encontraram alguma pesquisa que compara a eficiência entre o meio de cultura de laboratório e o alternativo, porque evidentemente ele é muito mais vantajoso economicamente para o projeto.

    Amei a iniciativa, parabéns!

    • Oi Lisley tudo bem? Por iniciar nossa pesquisa de forma remota, foi necessário elaborar um meio de cultura que fornecesse nutrientes e estivesse no estado sólido para facilitar a visualização do crescimento microbiológico. Testamos inicialmente meios de cultura vegetal, mas não houve crescimento microbiológico significativo. A partir disso, focamos em utilizar o meio de cultura utilizando caldo de carne para fornecer nutrientes e a gelatina incolor para deixar o meio de cultura sólido. Ao pesquisarmos sobre o ágar nutriente e suas informações nutricionais, material utilizado para elaborar meio de cultura em Laboratórios, percebemos que poderíamos substituí-lo pelo caldo de carne por possuir muitos nutrientes semelhantes para favorecer o crescimento microbiológico. Obrigada pelo comentário e pela apreciação do nosso trabalho!

    • Oi Lisley, ainda não encontramos estudos que façam está comparação. Desejamos, na continuidade do trabalho, realizar experimentos comparativos adquirindo com meios de cultura comerciais e buscar parcerias com outros grupos de pesquisa para fazermos estas análises comparativas. Gratidão por prestigiar nosso trabalho!

    • Oi Maria Adelaide, como a Júlia comentou, encontramos apenas fungos nos experimentos realizados,.mas continuaremos a pesquisa para verificar a aplicabilidade no crescimento de outras especies microbianas. Gratidão por prestigiar nosso trabalho!

    • Maria Adelaide, bom dia! Como o professor Fernando relatou, conseguimos observar um expressivo crescimento de fungos. Ao dar continuidade aos experimentos, verificaremos em nossas observações se está ocorrendo também o crescimento de colônias de bactérias.

    • Muito obrigado Maria Adelaide! Realmente temos muitas variáveis ainda a investigar, felizmente tenho uma equipe muito engajada em desbravar os terrenos ocultos da ciência! Gratidão pelo comentário e incentivo!

  3. Muito pertinente a pesquisa! Parabéns, Ana Luiza e Julia Cezar, por tanta dedicação e empenho! Aos professores Fernando e Amanda Kelly, parabéns pela orientação e compartilhamento de conhecimento!

  4. Boa noite!
    Primeiramente, parabenizar as alunas pelo excelente trabalho; parabenizo pela apresentação também, visto o embasamento crítico e coeso do assunto. Nestes tempos difíceis, pesquisas como estas são de cunho essenciais; que possam continuar as pesquisas e que deixem “marcas” na forma de analisar a ciência. Sucesso a vocês!

  5. Uaau!!! Dessa vez eu não pude ver de perto (fisicamente) esse projeto acontecer, mas a didática das meninas e da equipe coordenadora desses estudos com certeza encurtaram essa distância! Tô muitíssimo orgulhosa de ver onde vocês chegaram e ansiosa para ver as proporções que esse trabalho pode alcançar, afinal, conhecimento a ser disseminado é o que não falta!
    Parabéns mais uma vez, meninas, vocês vão longe!

  6. Gostaria de agradecer a todos pela visitação do trabalho e aos orientadores que acompanharam na busca pelo conhecimento e a todos aqueles que tiveram influência para realização desse trabalho, gratidão.

  7. Bom dia!!!! Parabéns a todos os envolvidos. A propósito no que estamos passando no momento, este trabalho é essencial para as pesquisas e ainda com o materiais alternativos, vocês brilharam, continue sempre nesse caminho, desejo sucesso!!!!!!!

    • Muito obrigado Vicente! Foi muito desafiador desenvolver este trabalho, principalmente por ter sido integralmente realizado de forma remota. Tive a felicidade de contar com uma equipe de estudantes extremamente determinada para conduzir a pesquisa! Gratidão pelo comentário e reconhecimento!

    • Oi Vicente Alves, muito obrigada por prestigiar nosso trabalho! Realmente como o professor Fernando relatou foi desafiador realizar esse trabalho de forma remota, mas foi gratificante acompanhar o envolvimento e disposição das alunas no desenvolvimento da pesquisa!

    • Olá Alexsandro Soares, boa tarde! A continuidade do nosso trabalho tem por objetivo elaborar meios de culturas alternativos, com baixo custo e que seja eficaz para o crescimento microbiológico.

  8. Excelente trabalho!Parabéns as alunas Ana Luiza e Julia Cezar pelo esforço e dedicação mostrado,a sementinha já foi plantada e vocês colherão bons frutos,estendo meus parabéns aos orientadores.Sucesso a todos!!

  9. Parabéns as alunas e aos orientadores pelo esforço e dedicação no desenvolvimento do trabalho. Continuem neste caminho em busca de mais conhecimento e principalmente pelo que estamos vivendo no momento, é gratificante ver o entusiasmo por fazerem parte de um novo tempo

    • Olá Andreza, boa tarde! Muito obrigada pela apreciação do trabalho!
      O formato da garrafa interfere na adaptação á lente (no caso utilizada 60mm), outro fator que levou a esta escolha foi a garrafa pet de 5 litros ser maior, assim facilitando mais a aproximação aos olhos, porém pode ser utilizada uma garrafa pet de 2 litros, ou qualquer outra de sua escolha desde que consiga adaptar a lente buscando um foco preciso .

Deixe um comentário