Veja as categorias:


Impeachment: O crescimento da direita no Brasil e a influência da imprensa brasileira na política.
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Antônio Paixão Correia Neto Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

6 comentários em “Impeachment: O crescimento da direita no Brasil e a influência da imprensa brasileira na política”

  1. Bom dia! Interessante seu trabalho. Gostaria de saber o nível em que ele se encontra agora, se ainda está no início ou se já conseguiram concluir algo. Em relação a ex presidente Dilma, presenciamos algo atípico no âmbito político, onde acredita-se que a acusação contra ela tinha mais interesses do que simplesmente o que aparentava, e presenciamos isso no dia da votação do Impeachment. Logo após a efetivação da sua saída, muitos jurídicos afirmaram que as ditas pedaladas fiscais não eram de fato crimes de responsabilidades, mas medidas contábeis administrativas. Também foi dito que ao assumir como presidente, o então vice Michel Temer, ele sancionou uma lei que alegava não ser proibido a execução das pedaladas, mas não tenho certeza da veracidade desse fato, vocês chegaram a encontrar isso em suas pesquisas?

    Desde já, parabéns pelo trabalho!

    • Boa Noite! A pesquisa ainda está no inicio e está analisando editoriais que serão usados na pesquisa. Pouco tempo depois do Impeachment da Dilma, houve a aprovação de um projeto de lei que flexibiliza á abertura de créditos suplementares sem autorização do Congresso – justificativa que se deu o Impeachment de Dilma. Mas a pesquisa não irá se aprofundar muito neste assunto, pois tal questão se mostra posterior a análise histórica que o trabalho se propõe a fazer.

  2. A temática do trabalho é muito interessante! Refletir sobre os acontecimentos políticos do nosso país, tendo em vista os diferentes movimentos discursivos que atravessam a sociedade, é essencial para a construção de pensamento crítico. Você apresenta o contexto em que ocorreu o Impeachment e afirma que a imprensa atuou de forma a apoiar esse processo. Já foi realizada análise dos editoriais? Quais elementos dessa análise lhe permitem essa afirmação?

    • Ainda está ocorrendo a análise dos editorias. Os argumentos usados em alguns artigos de opinião da Folha de São Paulo como: “Irritação com corrupção foi motivação para maioria” do Editorial publicado em 13 de abril de 2015, e ” Insegurança com salário e emprego é principal frustação” de Mauro Paulino divulgado em 21 de março de 2015, fornece subsídios para a insatisfação popular que posteriormente culminaria no Impeachment, em que aponta a corrupção de membros do governo e crise econômica como motivação, mesmo que tais justificativas não são as mesmas que basearam o Impeachment de Dilma no âmbito jurídico. Nos artigos de opinião do Estadão “Perda total” de Dora Kramer que foi publicado em 13 de março de 2016, e “Agora o caminho é o impeachment” de Alberto Bombig publicado em 19 de março de 2016, se ressalta um contexto de crise politica e desmonte do governo e dá o Impeachment como saída para o Brasil.

Deixe um comentário