Veja as categorias:


Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião: Tecnologia e Inovações na Área da Saúde
Categoria D - Trabalho em desenvolvimento: Estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico

Grupo: Brian Amorim,Ana Paula Lenz Cesar,Luiza Candido dos Santos,Mariana Ribeiro Silva,Maria Eduarda Moraes Campos,Amanda Espósito Campos,Arthur de Almeida Sales Secundino,Daniel Couto Vieira,Fernanda Xavier dos Santos,Giovanna Soares de Souza,Milena de Pádua Marques Ferreira Seja bem-vindo
Apresentação do trabalho
Diário de bordo
Fórum sobre o trabalho

15 comentários em “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião: Tecnologia e Inovações na Área da Saúde”

  1. Olá!
    Parabéns a todo o grupo pelo belíssimo trabalho! O Diário de bordo ficou incrível e o vídeo também!! Queria perguntar se foi a primeira experiência de vocês, alunos, com esse tipo de pesquisa, e se gostaram dessa proposta.
    Além disso, queria saber se vocês pensaram em correlacionar alguns resultados por categorias, por exemplo, cruzar os dados da pergunta se a pessoa tem plano de saúde, com a pergunta sobre o sistema de saúde brasileiro ou outra questão, para verificar como as variáveis se inter-relacionam?
    Abraço,
    Camila Araújo

    • Olá Camila,
      Agradeço em nome do grupo e sim, foi nossa primeira participação em experimentos estatísticos desse tipo. Já havíamos aplicado algumas pesquisas de opinião, mas em escalas menores e sem uma análise aprofundada das informações coletadas.
      Em relação aos dados, verificamos sim algumas inter-relações. No caso de sua pergunta, apuramos que dos indivíduos com plano de saúde, 24% classificam o sistema brasileiro com nota 7, 18% nota 5 e 15% nota 8. Indicando uma perspectiva positiva desse grupo em relação ao tópico. Já aqueles que não possuem plano de saúde, 25% atribuem notas 5, 19% notas 2 e 15% nota 3. O que sugere uma perspectiva negativa ao serviço prestado, sobretudo o público.
      Qualquer outro questionamento, estou a disposição.
      Mariana Silva.

    • Boa tarde, Camila! Sei que minha caríssima colega já respondeu às perguntas abordadas, porém gostaria de compartilhar minha perspectiva sobre nosso trabalho no viés do seu comentário. Foi uma tarefa diferente do que estávamos acostumados por precisarmos realizar cálculos e análises de vários dados, relacionando-os com o cotidiano e uns com os outros. Além disso, ainda havia os demais passos a seguir, como a produção do Diário de Bordo e do Vídeo de Apresentação. Como consequência, aprendemos muito com tal prática sobre esse processo de coleta de dados e até mesmo sobre os conteúdos de matemática. Inclusive, aprofundei bastante meus conhecimentos sobre algumas ferramentas e programas, como o Excel, e desenvolvi ainda mais meu senso crítico, habilidades que serão de grande valia.
      Verificamos algumas inter-relações, como a Mariana comentou, entre o perfil dos respondentes e as respectivas opiniões e essa análise foi, de fato, essencial para compreendermos melhor os resultados da nossa pesquisa. A fim de exemplificação, pode-se citar que pessoas mais jovens se mostraram mais propensas a ser operadas por máquinas com inteligência artificial sem participação médica (21 das 56 respostas positivas foram dadas por indivíduos de 9 a 19 anos, sendo o maior número observado dentre as outras faixas compiladas), o que traz questionamentos acerca da aceitação da tecnologia por sujeitos que não tiveram tanto contato com esses recursos, bem como da modificação de pensamento a partir da mudança de gerações e da maior acessibilidade tecnológica pela população. Foi uma experiência enriquecedora.
      Obrigada pelas considerações!
      Luiza.

  2. Boa tarde Mariana!
    Muito obrigada pelo retorno! Realmente, avaliar essa inter-relação entre os dados pode ser interessante e contribuir para o aprofundamento na análise.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço

  3. Parabéns professor Brian e professora Ana e a todas as alunas e alunos do projeto e pela participação da escola. Minha curiosidade é saber se
    vocês aplicaram a pesquisa durante a pandemia e interagiram por meios digitais com a escola? E com os entrevistados? Já pensaram em saber se a avaliação do SUS é a mesma de antes da pandemia, quando não estava autorizada a telemedicina? Voces usaram o canva para fazer o vídeo ou outra ferramenta? Gostei do diário de bordo tb, muito boas as apresentações. Quais foram as facilidades e dificuldades desse trabalho? Estou na torcida para que continuem com a produção e divulgação científica. Adorei conhecer a FEBRAT e o trabalho de vcs. Sucesso! Já voto 🗳

    • Olá Margareth,
      Muito obrigada pelas considerações e sim, desenvolvemos parte significativa de nosso trabalho em meio virtuais e o restante durante o ensino híbrido. Entrevistamos nosso público de maneira digital, por formulários, devido ao maior alcance e praticidade na coleta de dados. Sobre a avaliação do SUS acreditamos que o espectro de nossa abordagem teve tais resultados justamente devido às circunstâncias da pandemia e a ressignificação de algumas necessidades cotidianas. Fora dos dados analisados, acredito sim que se nos atentássemos ao período prévio a esse certamente a confiabilidade na telemedicina seria menor e causaria mais desconfianças assim como a opinião sobre o próprio SUS, que desempenhou papel superior ao esperado ou imaginado, mesmo com grandes falhas sistêmicas.
      Sobre a edição do vídeo, utilizamos o canva para a organização estética do trabalho e outros programas de edição de vídeo para os detalhes finais.

    • Olá Margareth, obrigada pela torcida!!!!
      Uma das maiores dificuldades do trabalho foi realmente o tratamento de dados, a parte técnica e matemática da pesquisa de opinião. A análise de acordo com o que esses números nos dizem a respeito da amostra. Todavia como trabalhamos em grupos, uma das facilidades foi a possibilidade de combinar as habilidades de cada um e desenvolver conclusões em equipe.

    • Boa noite, Margareth! Minha colega já respondeu alguns dos questionamentos e concordo com o que foi dito. No período de quarentena, a saúde e a tecnologia foram colocadas em evidência, de modo a trazer mudanças nas concepções que foram estabelecidas antes desse momento. Muitas desconfianças acerca da telemedicina e do SUS, como Mariana disse, passaram a ser desacreditadas e modificadas completamente a partir de experiências próprias nesse sentido e até mesmo comparações com sistemas de outros países. Sobre as facilidades e dificuldades, é preciso inicialmente frisar que foi o primeiro trabalho nessas proporções que a turma realizou, então a parte técnica em si, ou seja, de cálculo e análise das medidas de tendência central e de dispersão dos dados, bem como da confecção dos gráficos, foi mais complicada. Por sua vez, a possibilidade de realização do projeto em equipes e, posteriormente, o compartilhamento das ideias e práticas desses grupos menores com toda a turma tornou o processo mais fácil. Além disso, os professores foram muito prestativos e abertos à comunicação, o que favoreceu a resolução de dúvidas e, logo, a confecção do trabalho.

  4. Que felicidade poder encontrar essa galera de novo! Já conheço um pouco da participação de vocês nas aulas de geografia e ver vocês apresentando em outras áreas é muito bom e gratificante! Feliz demais por esse projeto e tenho certeza que vocês vão longe <3

Deixe um comentário